No último dia 24 de março, durante a reinauguração da UTI Adulto, o Hospital Universidade Lauro Wanderley (HULW) e a Sociedade Paraibana de Medicina Intensiva (SOPAMI) prestaram homenagem ao Prof. Dr. Ciro Leite Mendes e ao Dr. Sergio Luz Domingues com a entrega de uma placa comemorativa que destacava a ”Colaboração, comprometimento e integridade no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, assistência e gestão vinculadas a UTI do hospital-escola”.


Dr. Ciro, que presidiu a AMIB no Biênio 2018-2019 comentou que “A homenagem foi inesperada, o que contribuiu para multiplicar as emoções que afloram em ocasiões como essa”. A homenagem faz justiça ao trajeto que cursaram juntos, Dr. Sergio como pioneiro e Dr. Ciro honrando seu legado, na construção e cristalização de um sonho comum, que era ao mesmo tempo o de gerenciar e aperfeiçoar uma UTI de alta complexidade como a unidade que Dr. Ciro e Dr. Sergio tem sido responsáveis nas últimas décadas. “A trajetória envolvia a ambiciosa pretensão de fortalecer e consolidar a especialidade de Medicina Intensiva na nossa cidade e no nosso estado, trabalho ainda em construção, mas do que muito já foi cimentado” destaca Dr. Ciro.


Dr. Igor Mendonça do Nascimento, Presidente da SOPAMI, ressaltou que “Dr. Sérgio Luz e Dr. Ciro Mendes são dois expoentes da Sociedade Paraibana de Medicina Intensiva. Inúmeros avanços se sucederam a partir de suas ações, sempre direcionadas para a inovação tecnológica e para a integração profissional. A qualidade do ensino, a eficiência na assistência e a responsável gestão, que envolveram o cuidado ao paciente crítico, foram os pilares alicerçados como legado para o estado da Paraíba”.


Dr. Marcelo Tissiani, Superintendente do HULW, destacou que a UTI recebeu altos investimentos para renovação do parque tecnológico e infraestrutura e que, nesse contexto, seria natural prestar a homenagem para esses profissionais que sempre foram a referência desde o ponto de vista científico como também técnico. “O hospital se sente privilegiado em poder ter em seu corpo clínico estas sumidades”.
As palavras do Dr. Marcelo Tissinai reforçam o reconhecimento por parte da alta gestão do HULW de todo o entusiasmo, empenho e esmero com que Dr. Ciro e Dr. Sergio se armaram para atingir seus sonhos.

O reconhecimento da alta gestão do HULW é compartilhada pelo Dr Marcelo Maia, Presidente da AMIB (Biênio 2022-2023) que considera que “A consolidação da Medicina Intensiva deve muito à inovação trazida por profissionais que buscam continuamente melhorias e avanços, como é o caso do Dr. Ciro, que atualmente preside a Prova de Título Adulto”.
“É reconhecimento de todo o entusiasmo, empenho e esmero com os quais nos armamos, Dr. Sergio e eu, para tentar atingir nossos sonhos. Parece que deu certo” conclui Dr. Ciro.