Publicado em 27/10/20 às 08h36

Senado homenageia médicos em sessão especial

O futuro presidente da AMIB, Dr. Marcelo Maia, foi um dos convidados especiais

O Senado promoveu, na última segunda-feira 26 de outubro, uma sessão especial para homenagear os médicos brasileiros e o Dr. Marcelo Maia, membro da Diretoria Executiva da AMIB e futuro presidente para o biênio 22-23, foi um dos convidados especiais.

Sugerida pelo senador Izalci Lucas, a sessão aconteceu de forma remota e contou com vários tributos aos profissionais de saúde e à atuação deles frente à pandemia do novo coronavírus.

Durante a homenagem, o Dr. Marcelo Maia mencionou o trabalho da AMIB na luta contra a pandemia, que incluiu o mapeamento das UTIs no Brasil, liberação de documentos e estudos sobre o tratamento da COVID-19 e ainda as parcerias com outras associações, como de medicina de emergência e anestesiologistas, por exemplo, com o intuito de reunir informações para reverter os quadros de óbito.

Maia agradeceu também o trabalho dos deputados Celina Leão, Hiran Gonçalves, Luizinho e Carmen Zanotto, que sempre apoiaram as ações da AMIB, principalmente neste momento de pandemia.

O futuro presidente da AMIB mencionou também o trabalho dos profissionais intensivistas, que é feito com uma equipe multiprofissional. “Nós não atuamos nunca sozinhos, nós fazemos parte de um time que precisa jogar de uma maneira muito afinada para que os pacientes não venham a óbito”, disse Maia.

No geral, os participantes e convidados aproveitaram o espaço para reforçar a importância do apoio ao SUS e que seu reconhecimento não seja esquecido após a pandemia. Foi abordada também a necessidade do investimento em educação de todos os níveis, seja para formar mais profissionais de saúde ou para ter uma população mais ciente dos cuidados e necessidades básicas.

Foram mencionados também, com honra, os médicos que perderam a vida na luta contra a COVID-19. Outra menção honrosa foi ao Dr. João Pedro Rodrigues Feitosa, o jovem médico de 28 anos que foi voluntário do ensaio clínico da vacina de Oxford e morreu por complicações da doença.

  • Associados: (11) 96663-9614
  • Cursos: (11) 99168-4391
55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100