Publicado em 16/04/21 às 22h22

Reunião discute divulgação e fortalecimento da farmacovigilância

Representantes da Anvisa e de sociedades técnico-científicas discutiram, nesta quinta-feira (15/4), a necessidade de implementação de ações de divulgação do sistema nacional de registro de suspeitas de eventos adversos provocados pelo uso de medicamentos no país. Chamado VigiMed, o sistema é disponibilizado pela Agência para cidadãos, profissionais de saúde e detentores de registro de fármacos.

Portanto, o objetivo da reunião, realizada de forma virtual, foi mobilizar instituições parceiras em prol de uma maior disseminação de informações sobre o sistema, essencial para o fortalecimento da farmacovigilância no país.

Além do uso das redes sociais, as estratégias devem contemplar a realização de palestras, produção de tutoriais e a distribuição de carta aos profissionais de saúde com informações sobre a importância da notificação dos eventos adversos relacionados a medicamentos.

Promovida pela Gerência de Farmacovigilância (GFARM), vinculada à Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON), a reunião contou a participação de representantes da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP/BRASIL).

Também marcaram presença a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH), a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) e a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP).

Confira a íntegra aqui.

  • Associados: (11) 96663-9614
  • Cursos: (11) 99168-4391
55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100