Publicado em 18/05/21 às 21h45

OAB/SP promove evento online sobre “Alocação de recursos em tempos de escassez” e convida AMIB para apresentar o protocolo

Organizado pela Comissão de Direito Sanitário e em parceria com o Comitê de Direito Médico da OAB/SP, o evento online aconteceu no último dia 6 de maio.

O objetivo do encontro foi a apresentação do Protocolo de Alocação de Recursos em Tempos de Escassez, criado pela AMIB, para suportar o profissional que tem atuado na linha de frente do combate à pandemia causada pela COVID-19. 

Além de entender o racional do documento, enxergar valor e utilidade no protocolo, as câmaras técnicas de direito sanitário e de direito médico da OAB/SP estão sugerindo a hospitais da região que utilizem as recomendações descritas no material desenvolvido pela AMIB junto com as sociedades parceiras.

Um dos destaques do debate foi a apresentação de como o protocolo foi desenvolvido, os elementos que foram levados em consideração para se chegar no documento final e a ênfase dada, mais do que no modelo de triagem, na importância das recomendações que cercam esse modelo, tais como: a atenção ao paciente que não é priorizado para receber o recurso escasso, a importância da criação de comissões de triagem para fazer a boa gestão local do protocolo, a importância da transparência ao público e o registro adequado de todos os procedimentos no prontuário.

Tem sido muito gratificante ver toda a trajetória de debates e de aprimoramento do nosso protocolo, fico feliz em ver o quanto ele que tem sido bem recebido e compreendido. Há um amplo reconhecimento de que é necessário que tenhamos um protocolo que seja claro, transparente, respeite o arcabouço ético e legal brasileiro e que seja bem fundamentado no ponto de vista técnico” - Comenta a Dra. Lara Kretzer, participante do evento e Coordenadora da Força Tarefa AMIB para Alocação de Recursos Escassos.

 “Estamos estabelecendo fortes alianças com diversas entidades. A parceria, agora também com a OAB/SP, confirma que estamos no caminho certo. Sem sombra de dúvidas, a AMIB sairá mais forte dessa pandemia e trilhará um bom caminho rumo ao amplo reconhecimento do profissional intensivista” – conclui a Dra. Suzana Lobo, Diretora Presidente da AMIB, também participante do encontro.

Todo o conteúdo foi transmitido ao vivo e está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G7DpwXeCFI8

Participantes:

Drª. SUZANA MARGARETH AJEJE LOBO
Médica do Hospital de Base de São José do Rio Preto e Professora assistente da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Presidente da AMIB.

Drª. LARA PATRICIA KRETZER
Médica Intensivista do Hospital Nereu Ramos em Florianópolis; Doutora em direito médico, Universidade de Londres.

SILVIO GUIDI
Membro da Comissão de Direito Sanitário da OAB SP.

Drª. TERESA GUTIERREZ
Presidente da Comissão Especial de Direito Sanitário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Especializada em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica.

Drª. JULIANA HASSE
Advogada com MBA em gestão empresarial com ênfase em Saúde – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, especializada em Direito Médico e Hospitalar (EPD - Escola Paulista de Direito), especialista em Direito da Saúde e de Dados em Saúde pela Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal, Conselheira da Asociación Latino-Americana de Derecho Medico, Capítulo Brasil-Asolademe, Presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde da OAB Estadual SP, Presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB São José dos Campos.

  • Associados: (11) 96663-9614
  • Cursos: (11) 99168-4391
55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100