Publicado em 07/05/19 às 17h27

Lançamento livro “Sepse” no XVI Fórum Internacional sobre o tema

Os doutores Flávia Ribeiro Machado e Luciano Cesar Pontes de Azevedo lançam, nesta quinta-feira (9), a segunda edição do livro “Sepse”. O evento acontece durante o XVI Fórum Internacional de Sepse, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Esta publicação é uma atualização das informações da primeira edição, de 2013, e traz novas informações e capítulos.

O livro, que é parte da coleção Clinicas de Medicina Intensiva Brasileira, será lançado no estande da AMIB durante o evento. As publicações são uma parceria da AMIB com a Editora Atheneu.

Segundo o Dr. Luciano Azevedo, nos últimos seis anos, muita coisa relacionada à sepse foi modificada e, por isso, houve a necessidade de atualização da obra. “Temos uma nova definição de sepse, assim como novos guidelines, métodos diagnósticos e protocolos de tratamento. Temos uma obra também mais abrangente, não só para o corpo médico. Há um tom de multidisciplinaridade”.

“O conhecimento sobre a sepse é bastante dinâmico, as diretrizes de tratamento mudam a cada quatro anos. Com as novas evidências de tratamento e de manejo do paciente com sepse, foi necessário também atualizarmos a obra de 2013”, explica a Dra. Flávia.

O objetivo é reduzir a morbidade e a mortalidade da sepse, facilitar a realização de estudos clínicos e difundir informações científicas. O processo de identificação, cuidado e tratamento de um paciente séptico é essencial para toda a equipe que cuida desses pacientes e, por isso, este conhecimento pela equipe multiprofissional é essencial.
A sepse está entre as dez maiores causas de morte e é a principal causa de morte em unidades de terapia intensiva não cardiológicas. Os números podem ser ainda maiores, uma vez que a causa da morte muitas vezes é atribuída à patologia de base e não propriamente à sepse.

O XVI Fórum Internacional de Sepse acontece nos dias 9 e 10 de maio no Rio de Janeiro. É um evento realizado pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) e tem o apoio institucional da AMIB. Os doutores Flávia Ribeiro Machado e Luciano Cesar Pontes de Azevedo são membros da diretoria do ILAS e fazem parte da Comissão Científica do evento.

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100