Publicado em 20/03/19 às 12h03

Broncoaspiração: Unidos para a prevenção

O Departamento de Fonoaudiologia da AMIB realiza campanha sobre o Dia Nacional de Atenção à Disfagia - 20 de março.  Para marcar a data, em que são realizadas iniciativas com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre a disfagia, foi escolhido o tema ‘Broncoaspiração: unidos para a prevenção’.

De acordo com Dr. José Ribamar do Nascimento Júnior, membro do departamento de fonoaudiologia, o principal objetivo da campanha é trazer informação para a equipe multiprofissional referente ao risco com o intuito de gerar melhores ações para medidas preventivas e garantir melhor desfecho clínico e qualidade de vida aos pacientes.

Além disso, como produto final, a campanha visa apresentar aos serviços de terapia intensiva a importância da elaboração de um protocolo que identifique os riscos de broncoaspiração nos pacientes críticos.

A presidente do departamento de fonoaudiologia, Dra. Maria Carolina Moraes, conta que ações para a data já são tradicionalmente realizadas pelo departamento, que conta com uma base de contatos de fonoaudiólogos pelo Brasil. É com essa base que a campanha busca dialogar.

“O que estamos propondo é que fonoaudiólogos de todo o país discutam fatores de risco e ações de prevenção para a broncoaspiração com suas equipes. Esses profissionais serão treinados e devem relatar as conversas por meio de ata. O departamento irá analisar as ações e riscos mais citados para pensar o protocolo” ressalta Dra. Maria Carolina.

Dra. Maria Carolina comenta ainda que a disfagia é apenas um dos fatores de risco para a broncoaspiração. Segundo a fonoaudióloga, existem outros fatores que competem à outras áreas de atuação do hospital e, por isso, a atuação multidisciplinar sobre o tema é importante.

“A campanha é extremamente importante em uma época em que a gente discute muito a segurança e o cuidado com o paciente. Hoje temos ações para evitar certos riscos (como queda, alergias e infecções), e também é importante criarmos ações para evitar o risco da broncoaspiração” finaliza a presidente.

No portal da campanha você encontra informações sobre a broncoaspiração, fatores de risco e ações de prevenção. Acesse o site para saber mais: http://www.amib.org.br/disfagia2019/

A campanha também é aberta a todos os serviços que tenham um fonoaudiólogo em sua equipe. Caso queira participar, entre em contato por e-mail: carolmoraesfono@gmail.com

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100