Publicado em 07/06/19 às 13h26

AMIB se reúne com o ministro da Saúde Dr. Luiz Henrique Mandetta

Como tradicionalmente ocorre em outras gestões, a AMIB esteve presente em importante reunião realizada na sede do Ministério da Saúde, em Brasília. Nela, o diretor presidente da AMIB, Dr Ciro Leite Mendes, juntamente com o diretor secretário, Dr Marcelo Maia, e o ex-presidente da AMIB, Dr Ederlon Rezende, foram recebidos pelo Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta. 

O encontro teve como principal objetivo disponibilizar o conhecimento técnico, a representatividade e a generalizada distribuição nacional da associação e de suas regionais para auxiliar na elaboração de políticas de saúde governamental voltadas às unidades de terapia intensiva e ao cuidado do paciente crítico.

Os representantes da associação consideraram a reunião como extremamente produtiva e ressaltaram que o ministro mostrou-se alinhado com as expectativas dos intensivistas em estimular uma melhor organização das UTI, tendo a AMIB como consultora ativa na elaboração das políticas do setor. Além disso, o ministro ouviu atentamente as considerações dos representantes da AMIB e entusiasmou-se particularmente com o conceito da linha de cuidados do paciente crítico como uma das alternativas mais eficientes para melhorar o padrão de atendimento nas UTI públicas. O ministro ainda solicitou à AMIB que assessore oficialmente a equipe ministerial responsável pelo planejamento da área, por meio da formação de uma equipe de trabalho composta por representantes dos dois órgãos, e solicitou o quanto antes o agendamento de uma reunião deste grupo.

Nas palavras do presidente da AMIB, "essa reunião foi por demais importante, não só porque reflete o reconhecimento, por parte das mais altas esferas governamentais, de que a AMIB é efetivamente a entidade representativa oficial dos intensivistas brasileiros, como também estabelece a associação como principal interlocutora e consultora a respeito das políticas federais de saúde pública relacionadas à área."

Na foto, o ex-presidente da AMIB, Dr. Ederlon Rezende, o diretor secretário, Dr. Marcelo Maia, o Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, com o diretor presidente da AMIB, Dr. Ciro Leite Mendes.

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100