Nesta semana de 20 de março | Dia Nacional de Atenção à Disfagia, Departamento de Fonoaudiologia da AMIB deseja apresentar aos serviços de Terapia Intensiva a importância da elaboração de um protocolo que identifique os riscos de broncoaspiração nos pacientes críticos.

É importante que fonoaudiólogo e sua equipe multiprofissional aproveitem a oportunidade para discutir os fatores de risco para a broncoaspiração, bem como recomendações para a sua prevenção.



Os levantamentos apontados deverão ser registrados para que possam fazer parte da elaboração de um Consenso Nacional, mediado pelo Departamento de Fonoaudiologia da AMIB, também responsável por repercutir as informações aos profissionais participantes do projeto.

O objetivo desta Campanha é instituir medidas preventivas para evitar a broncoaspiração em pacientes críticos.

Participe!


A campanha é aberta a todos os serviços que tenham um fonoaudiólogo em sua equipe. 

Caso queira participar, entre em contato por e-mail: carolmoraesfono@gmail.com



sobre a BRONCOASPIRAÇÃO


alguns FATORES DE RISCO


Para minimizar riscos é importante identificar precocemente os pacientes mais suscetíveis à broncoaspiração.

VOCÊ CONHECE OUTROS FATORES DE RISCO?



ações de PREVENÇÃO

  • Realizar aspiração de vias aéreas superiores sempre que necessário
  • Em caso de vômito e distensão abdominal, interromper a administração da dieta, abrir a sonda para drenagem e comunicar o médico
  • Administrar dieta por via oral sempre com o paciente sentado (de preferência a 90o) a menos que haja contra-indicação médica
  • Realizar a manutenção da pressão do Cuff (balonete) de TOT e TQT
  • Durante a alimentação por via oral, atentar-se para os sinais de alerta como tosse, engasgo, cianose, sudorese e voz molhada. O fonoaudiólogo deverá ser chamado para avaliar o paciente na presença destes sinais.
  • Para pacientes pediátricos com dieta intermitente, realizar o teste de refluxo de 4/4 h ou 6/6 h. Interromper infusão e comunicar o médico se o volume de refluxo for superior a 50% do volume infundido.

APOIO

REALIZAÇÃO