Casos Clínicos


Submissão de Casos Clínicos

 DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DOS CASOS

23 de setembro

DATA DE PUBLICAÇÃO DOS CASOS APROVADOS

10 de outubro


REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE CASOS CLÍNICOS

Durante o congresso, haverá sessões especiais para apresentação de casos clínicos de interesse geral na área de terapia intensiva. Somente poderão submeter casos os centros formadores credenciados pela AMIB, residências de terapia intensiva credenciadas pelo MEC ou as ligas acadêmicas de terapia intensiva filiadas ao LIGAMI. 

O caso clínico deverá ser apresentado por residente / especializando de Residência Médica, Centro Formador / Liga responsável pela submissão. O apresentador receberá gratuitamente sua inscrição no congresso. Caso o mesmo já tenha feito previamente sua inscrição, a mesma será reembolsada.

1. Das datas de recebimento dos casos

1.1 A data limite para o recebimento dos casos será 23/09/2019 valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico. Não haverá prorrogação deste prazo.        

A submissão do caso não estará vinculada a inscrição no congresso.     

2. Do local para o envio dos casos

2.1 Os casos deverão ser encaminhados via internet utilizando-se do formulário eletrônico disponível em “SUBMISSÃO DE CASOS CLÍNICOS”     

2.2 Após a conclusão do processo será encaminhado o protocolo da submissão trabalho ao e-mail cadastrado na inscrição.      

3. Da comissão julgadora        

3.1 Os casos serão analisados pela Comissão Científica do XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, e serão selecionados os 12 melhores.

3.2 A comunicação sobre a aprovação ou não, será por meio do correio eletrônico, pelo qual foi remetido o caso, até o dia 10/10/19.   

4. Dos casos    

4. 1 Os casos deverão ser submetidos no formato PowerPoint, com no máximo 10 diapositivos. Deverão estar incluídos na apresentação, os seguintes itens:   

1. Dados do paciente.  

2. História clínica resumida.     

3. Exame físico dirigido.

4. Exames laboratoriais e de imagem.  

5. Evolução do caso.    

6. Resultados finais de exames (se aplicável)    

7. Resultados finais de imagem (se aplicável)   

8. Desfecho     

5. Da formatação dos casos     

Após a seleção, a Comissão Julgadora irá incluir na apresentação perguntas que suscitem discussão na plateia. O novo formato de apresentação será devolvido aos autores para os ajustes finais. O autor terá 10 dias para discutir com a comissão cientifica e tirar dúvidas sobre as perguntas sugeridas.

6. Da apresentação dos casos selecionados     

6.1 Serão disponibilizados 20 minutos, sendo 8 minutos para apresentação e o tempo restante para discussão do caso.

6.2 Conforme definição da Comissão Cientifica, duas perguntas poderão acrescentadas durante a apresentação para suscitar discussão com a plateia.;

d. Após cada pergunta e ao final, dois debatedores darão suas opiniões sobre o caso;  

e. A discussão não deverá exceder 10 minutos. Nos últimos 2 minutos o apresentador poderá finalizar, colocando para a plateia os resultados finais de exames e/ou de imagem.        

7. Certificado

7.1 O certificado conterá o nome do apresentador e do centro formador.        

7.2 A não apresentação do caso implicará em não fornecimento do certificado e na suspensão para submissão de novos casos pelo período de 2 anos.

8. Disposições Gerais   

8.1 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.   


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