Publicado em 25/06/18 às 11h58

Semana da Odontologia Intensiva da AMIB é considerada um sucesso

O Departamento de Odontologia da AMIB organizou, entre os dias 9 e 16 de junho, a Semana de Odontologia Intensiva, em 14 Estados brasileiros.

O evento teve como objetivos dar visibilidade à função do Cirurgião Dentista (CD) nas unidades de terapia intensiva, fomentar pesquisa e participação em congressos médicos pelos acadêmicos e profissionais, e integrá-los a AMIB, que apoia sua inserção no ambiente hospitalar.

Com a parceria de associados, instituições de odontologia, universidades e entidades de classe, a atividade foi considerada um sucesso. “O evento foi muito além das expectativas. Houve um movimento intenso em todas as regiões do País e, nós, do Departamento de Odontologia, aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio das entidades participantes, presidentes das regionais AMIB e presidentes de Conselhos de Odontologia dos Estados que apoiaram o evento” comenta Dra. Celi Novaes Vieira, presidente do Departamento de Odontologia da AMIB.

“Um dos principais ganhos da Semana foi o poder de aglutinar associados e não associados que se dedicam à Odontologia Intensiva” complementa Dra. Celi. “O reflexo que esperamos é a presença maciça dos participantes desta Semana no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) em novembro deste ano, na cidade de São Paulo. Nas palestras da Semana de Odontologia contamos com a participação e presença de professores, pesquisadores e profissionais formadores de opinião, que se preocupam em conhecer mais sobre o papel e a formação do cirurgião dentista intensivista. Esperamos que esses profissionais venham engrandecer o nosso CBMI”, ressalta a presidente.


Cirurgião dentista no ambiente hospitalar

Um dos focos da Semana de Odontologia também foi estimular a participação popular no apoio às leis que contemplam o CD no ambiente hospitalar. Aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo um debate sobre a Lei 16.860/2018, que institui a Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada no município, que prevê a obrigatoriedade de atendimento bucal para pacientes hospitalizados.

Participaram deste evento, organizado pelo Diretor regional do Departamento de Odontologia da AMIB, Dr. Fernando Baeder, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Wilson Pollara, o Vereador autor do projeto de lei, Dr. Gilberto Natalini, o Presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas – APCD, Dr. Wilson Chediek, a Dra. Viviane Veiga, Diretora médica da SOPATI – Sociedade Paulista de Terapia Intensiva e o Dr. Keller de Martini, representando o presidente da comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo – CROSP.

O Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, além de comentar sobre sua experiência com Medicina Intensiva - ele foi o primeiro Diretor Tesoureiro da AMIB, na gestão da Dra. Mariza D´Agostino Dias – ressaltou a importância do debate. “Quando evoluiu o sistema de controle, começamos a ver que tipo de infecção o paciente adquiria e percebemos que, normalmente, ela vinha do próprio paciente. Por isso é tão importante essa discussão e a inserção da equipe de odontologia hospitalar e de terapia intensiva. Fico feliz que a Odontologia tenha se institucionalizado como uma área também dentro da AMIB” expõe o secretário.

Como exposto por todos os palestrantes em várias cidades brasileiras, é uma das prioridades desta gestão, dar andamento ao Projeto de Lei 2776/2008, que tramita no Senado Federal. Cientes do que isso representará em melhoria na qualidade de sobrevida, redução de infecções, de tempo de internação e de custos hospitalares. 

"A AMIB considera a presença do odontólogo nas unidades de terapia intensiva uma necessidade obrigatória e trabalha para promover a integração cada vez maior desses profissionais às equipes multiprofissionais em todo o Brasil” comenta Dr. Ciro Leite Mendes, presidente da Associação. “O cuidado do odontólogo aos pacientes críticos é de suma importância não só pelos seus benefícios inerentes, mas também para promover a criação de rotinas específicas, por parte de outros profissionais que também estão envolvidos no cuidado do paciente" finaliza o presidente.

Para o ano que vem, o departamento também pretende realizar a II Semana de Odontologia Intensiva, desta vez com a presença de todos os outros profissionais da equipe multidisciplinar.


Associado, participe!

Associados, participem das atividades e dos debates através do Workplace! Não deixe de propor discussões e novas atividades para os Comitês e Departamentos!

1/8
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
1/8
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
carregando...
AGENDE-SE
55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100