Publicado em 02/09/19 às 12h20

Regional da AMIB no Paraná realiza Congresso

A SOTIPA, regional da AMIB sediada na cidade de Curitiba, realizou o 18º Congresso Sul-Brasileiro de Medicina Intensiva e o I Congresso Sul Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Medicina Intensiva nos dias 21 a 24 de agosto. 

O congresso contou com o apoio das Regionais SOCATI(SC), SOTIRGS(RS) e da AMIB. Estiveram presentes 753 participantes de cinco áreas da saúde; médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Um dos temas abordados foi A Desmistificação da Unidade de Terapia Intensiva – a tão temida UTI – como um local de final de vida para o paciente é o objetivo dos profissionais. 

De acordo com o presidente do congresso, o médico intensivista Rafael Deucher, no passado os pacientes iam para a UTI em uma fase muito tardia, quando os médicos já não tinham muito o que fazer. “Hoje os pacientes chegam às unidades intensivas de uma maneira bem mais precoce, fazendo com que os profissionais consigam atuar de forma mais efetiva. Esse foi um aprendizado da medicina com o passar dos anos, tratar o paciente considerado grave de uma maneira precoce”, afirma ele.

Foram realizados cinco cursos pré-congresso: Hemodinâmica, Ventilação Mecânica Básica em Pediatria, Eletrocardiograma para Enfermeiros, Imagens em UTI Pediátrica e Ecocardiografia em UTI Pediátrica.   
Representando a diretoria da AMIB estiveram presentes os doutores: Marcelo Maia, secretário e a Dra. Mirella Oliveira, Presidente passado. 

O congresso foi muito enriquecedor, os temas abordados pelos 147 palestrantes foram muito bem avaliados pelos congressistas!

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100