Publicado em 29/11/19 às 15h52

Procedimento Operacional Padrão (POP) de Higiene Bucal – AMIB 2019

É com muito entusiasmo que a AMIB divulga hoje a edição revisada do Procedimento Operacional Padrão de Higiene Bucal (POP-HB) no intuito de torna-lo efetivo, de fácil execução, reprodutível e de baixo custo, promovendo uma assistência segura e de qualidade aos pacientes críticos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto ou Pediátrica.

Clique aqui para ler o POP-HB na íntegra


A expectativa é de que os profissionais de saúde possam divulgar e aplicar este novo POP-HB nas UTIs de todo o país, e que ele consiga atingir o seu maior objetivo: beneficiar a saúde do paciente de forma segura em todas as regiões do país.

Conheça um pouco da história

Em 2016, a AMIB foi convidada, na pessoa do Dr. Marcelo Oliveira Maia, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para participar da elaboração do manual “Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde”, da série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Na oportunidade, entendendo a importância dos cuidados bucais neste contexto, o Dr. Marcelo Maia sugeriu a inserção da Odontologia no conteúdo deste manual, que foi prontamente acatado pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviço de Saúde (GVIMS).

Em 2017, logo após a publicação do referido Manual,  a Vigilância Sanitária do Distrito Federal promoveu um evento na ANVISA, convidando as Coordenações Médicas, as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), bem como os Coordenadores de equipes multiprofissionais de hospitais públicos e privados do Distrito Federal, que contou com a presença de mais de 100 profissionais intensivistas. Na ocasião, a Dra. Celi Vieira (representando o Departamento de Odontologia da AMIB) e o Dr. Marcos Pain (representando os cirurgiões-dentistas dos hospitais públicos do Distrito Federal) explanaram sobre as condições bucais dos pacientes em UTI; apresentaram as conquistas na redução da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) em unidades públicas que já contavam com a presença do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional e as propostas para prevenir as infecções relacionadas à manipulação das estruturas bucais em pacientes críticos, havendo também destaque para a importância da adequação da cavidade bucal nas primeiras horas de admissão destes paciente na UTI e antes mesmo de se estabelecer a higiene bucal de rotina nos mesmos.

No biênio 2018/2019 da AMIB, sob a Presidência do Dr. Ciro Leite, tivemos todo o apoio da nova Diretoria Executiva para dar continuidade a este trabalho, que culminou com a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para a revisão do POP-HB, composto pelos seguintes membros dos Departamentos de Enfermagem e Odontologia (Foto): Melquiades Ramalho (PB), Fernanda Gonçalves (GO), Celi Vieira (DF) e Camila de Freitas (GO), responsáveis por previamente ouvirem os seus pares de cada Departamento Nacional e de suas Regionais.  As reuniões do GT tiveram início durante o II Simpósio Multiprofissional em UTI da AMIB,  que ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto de  2019, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, como uma atividade pré-Simpósio dos Departamentos envolvidos, e foi oportunamente finalizada durante o XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que ocorreu de 07 a 09 de novembro de 2019 na cidade de Fortaleza, Ceará.

Os itens revisados pelo GT foram previamente analisados com a utilização de evidências científicas atuais e todos os processos foram elencados de forma minuciosa no que se refere à sequência de procedimentos, materiais utilizados, cuidados a serem observados, e os profissionais responsáveis por cada etapa.

Enfim, o POP-HB está revisado e, neste momento, o que nos alegra é a sensação de dever cumprido e de imensa gratidão àqueles que nos apoiaram incondicionalmente, como Dr. Marcelo Maia, Dr. Ciro Leite, Dr. José Fioretto, Dra. Maria Dolores Santos Nogueira (ANVISA), Dr. Davi Blum, Dra. Luana Diniz, Dr. Helderjan Mendes, Dra. Débora Feijó e tantos outros  representantes e associados dos Departamentos de Odontologia e Enfermagem, os quais seriam muitos aqui a nominar, mas que certamente foram imprescindíveis em suas contribuições.

Na foto abaixo, Melquiades Ramalho (PB), Fernanda Gonçalves (GO), Celi Vieira (DF) e Camila de Freitas (GO), responsáveis por previamente ouvirem os seus pares de cada Departamento Nacional e de suas Regionais.

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100