Publicado em 07/02/18 às 13h49

Doação de Órgãos: AMIB cria dois novos cursos


Aconteceu na última terça-feira (6/02) a primeira reunião do Comitê de Doação de Órgãos para Transplantes da AMIB. O comitê definiu diretrizes para a criação de dois novos cursos, o curso de Doação de Órgãos em Terapia Intensiva e a Capacitação para Determinação de Morte Encefálica.

O Curso de Capacitação para Determinação de Morte Encefálica é uma novidade que se propõe a atender à Resolução 2.173/17 do Conselho Federal de Medicina.

A nova resolução define mudanças que afetam diretamente os procedimentos de doação e transplante de órgãos, como por exemplo, desobrigar a participação do neurologista para diagnosticar a morte encefálica.

“A partir de agora, intensivistas, neurologistas, neurocirurgiões e emergencistas poderão realizar o diagnóstico de morte encefálica desde que sejam devidamente capacitados, o que é o objetivo da AMIB com a criação desse curso. A mudança prevista na resolução representará um grande avanço para a doação de órgãos, pois agiliza os processos de doação” comenta o intensivista e presidente do Comitê de Doação de Órgãos para Transplantes, Glauco Westphal.

Para desenvolver o programa desse Curso, que está previsto para o iniciar em março, reuniram-se todos os membros do Comitê de Doação de Órgãos, a presidente do Comitê de Neurointensivismo da AMIB, Viviane Cordeiro Veiga, e o coordenador do CITIN, Rogério Ribeiro da Silveira. Assim, os dois comitês poderão ser vetores de capacitação, de médicos do país.

Além da Capacitação, também foi definido o programa do Curso de Doação de Órgãos em Terapia Intensiva, que está previsto para o final do primeiro semestre de 2018.

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) demonstram que em 2017 cerca de 33 mil pessoas aguardavam na fila por transplante. O curso de Doação de Órgãos em Terapia Intensiva visa contribuir para o avanço das doações de órgãos, fazendo com que intensivistas do País colaborem com a diminuição dessa estatística.


55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, 7 andar Bairro: Vila Olímpia Cidade: São Paulo Estado: São Paulo CEP: 04545-100