Publicado em 19/09/19 às 16h43

Departamento de Farmácia discute resolução que regulamentará farmacêuticos clínicos intensivistas

O Departamento de Farmácia da AMIB, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, se reuniu no dia 9 de setembro na sede, para dar continuidade na avaliação das contribuições da consulta pública N. 06/2018, referente à resolução que regulamentará as atribuições dos farmacêuticos clínicos intensivistas, em fase final de elaboração.

O documento começou a ser discutido em 2018, em encontros mensais. Em novembro, o texto entrou em consulta pública e as 32 contribuições foram analisadas. No último dia 9 de setembro, estas análises foram finalizadas e a proposta de resolução foi enviada para a Comissão de Legislação do CFF. A expectativa é que até o fim do ano o texto seja colocado em votação na plenária do Conselho.

Michelle Nunes, membro do departamento de Farmácia da AMIB explica que a intenção da aprovação desta proposta é que ela se torne um passo para incluir o farmacêutico na atualização da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n. 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A resolução a ser aprovada também seria um passo para abrir portas para mais profissionais da área para atuação nas UTI. A AMIB já entende que o farmacêutico é necessário na equipe, para atuar na terapia medicamentosa.

Participaram da reunião a presidente do Centro de Estudos da Farmácia, Lívia Maria Barbosa, e os membros, Michelle Nunes, Daiandy da Silva e Nathália Lobão, além da assessora da presidência do CFF, Josélia Frade. 

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100