Publicado em 25/09/19 às 15h39

Confira as ações da AMIB em relação à Farmácia neste Dia Internacional do Farmacêutico

Dia 25 de setembro é Dia Internacional do Farmacêutico e, para comemorar o dia, a AMIB traz todas as ações da Associação em nome dos profissionais que trabalham nas equipes das unidades de terapia intensiva do país.

A AMIB atuou de forma decisória na inclusão do Departamento de Farmácia junto aos órgãos regulatórios federais como a ANVISA.

Além disso, os membros do departamento de Farmácia da AMIB desenvolveram junto ao Conselho Federal de Farmácia a resolução que regulamentará as atribuições dos farmacêuticos intensivistas, que será publicada ainda esse ano.

A AMIB, através do Departamento de Farmácia e em parceria com a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), lançou no dia 18 de setembro, no Porto, Portugal, um Curso Introdutório de Farmácia Clínica em Cuidados Intensivos, ministrado pela Dra Michelle Nunes, Farmacêutica e membro do nosso departamento de Farmácia, com a colaboração de Farmacêuticos que já atuam nas UTIs de Portugal. Um segundo curso será realizado em Lisboa, no dia 2 de outubro.

Uma publicação conjunta sobre o tema está sendo planejada para lançamento em Portugal em novembro e no Brasil em 2020. Serão incluídos 30 autores, brasileiros e portugueses, que apresentarão mais de 90 casos clínicos. A publicação tem apoio e colaboração da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI) e contou com o diálogo da APFH.

O grupo também tem investido na educação de Farmacêuticos para a área de Terapia Intensiva, colaborando com os eventos científicos realizados pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e os projetos de educação continuada dos conselhos de Farmácia, além de apoiar formações especializadas como os programas de Residência Multiprofissional, por todo o país, sempre que solicitado.

Completam as ações da AMIB, levar conteúdos relacionados à atuação dos Farmacêuticos em todos os seus eventos científicos, especialmente ao Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) 2019, que ocorrerá de 7 a 9 de novembro em Fortaleza (CE). Os profissionais e palestrantes participarão não só da grade científica, mas também do ciclo e do AMIB Inova, nos temas: segurança do paciente, sepse, incorporação de novas tecnologias, comunicação e gestão da qualidade.

A AMIB parabeniza todos os Farmacêuticos que recebem nossa admiração e valorização neste dia. Saibam que vocês são essenciais nessa construção contínua de uma melhor Associação e no atendimento de qualidade aos nossos pacientes. 

Confira as fotos do curso realizado em Porto, Portugal:

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100