Publicado em 20/11/19 às 09h55

Choosing Wisely AMIB na Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos

A Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos ocorre todos os anos no mês de novembro e tem como objetivo chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos, que é quando bactérias se tornam resistentes aos medicamentos disponíveis, e aumentar a conscientização sobre a importância do uso responsável de antibióticos.

“A utilização racional de antibióticos tem uma importância muito grande principalmente na terapia intensiva. Superutilizar ou deixar de utilizar quando necessário é um determinante no surgimento de bactérias super-resistentes, principal problema de saúde pública mundial”, explica do Dr. Ederlon Rezende coordenador do programa Choosing Wisely, da AMIB.

A AMIB aderiu, em 2017, ao projeto Choosing Wisely, campanha promovida pela ABIM Foundation (American Board of Internal Medicine Foundation) a partir dos resultados de pesquisa publicada por pesquisadores de Harvard Medical School e do Beth Israel Deaconess.

Em 2018, a AMIB lançou cinco recomendações da campanha Choosing Wisely durante o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva e escolhidas pela votação dos associados.O objetivo foi conscientizar os intensivistas de que o uso de determinados procedimentos pode ser desnecessário e até mesmo maléfico para o paciente.

Desta forma, a primeira recomendação (a mais votada) é justamente para não usar ou manter antibióticos desnecessariamente. O objetivo é restringir o uso de antibióticos para pacientes com infecção, sempre observando os critérios clínicos e pelo menor tempo possível. Descalonar o espectro antimicrobiano assim que as culturas estiverem disponíveis tem se mostrado a melhor prática segundo as evidências disponíveis.

“É importante, a partir desta campanha iniciada ano passado, trazer as recomendações para a beira do leito, para que todo mundo se pergunte e se questione se estamos utilizando antibióticos de maneira adequada”, afirmou Ederlon. “É preciso utilizar de maneira adequada o antibiótico certo, para o paciente certo, na hora certa pelo tempo necessário”, ensina.

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100