Publicado em 08/01/18 às 18h30

Associados AMIB terão acesso à plataforma de comunicação Workplace


A partir de janeiro, os associados adimplentes AMIB terão acesso à plataforma de comunicação Workplace, ferramenta de comunicação corporativa criada pelo Facebook, utilizada por organizações do mundo inteiro.

 O Workplace possui uma interface semelhante à da plataforma global Facebook, com o diferencial de também integrar o usuário a grupos de profissionais com interesses locais e específicos. A ferramenta possibilita a realização de aulas e reuniões online, transmissão ao vivo, publicação de documentos, artigos comentados, vídeos, entre outros.

 O presidente AMIB, Doutor Ciro Leite Mendes, comenta as funcionalidades e sobre quando os usuários poderão utilizar a plataforma. Confira!

1)        Como surgiu a ideia de implementar a ferramenta Workplace na AMIB?

Surgiu em decorrência da conjunção entre necessidade e oportunidade. Uma das principais necessidades da nossa associação sempre foi a de estabelecer uma comunicação eficaz. Esse é um aspecto que tem sido ressaltado reiteradamente em todos os nossos planejamentos estratégicos. As demandas por comunicação eficaz se dão tanto internamente, na gerência da empresa AMIB, que envolve os nossos funcionários e colaboradores, quanto externamente, o que engloba a relação da AMIB com seus associados e regionais, das regionais da AMIB entre si e entre a própria comunidade de intensivistas nacionais. Essa necessidade se revela ainda mais premente em consequência do volume de informações e da rapidez com que elas são geradas nos tempos atuais.

A oportunidade surgiu quando tomamos conhecimento a respeito dessa poderosa ferramenta de comunicação desenvolvida pelo Facebook, que vem sendo utilizada por muitas empresas privadas e públicas, além de entidades de ensino, pesquisa e sem fins lucrativos, ao redor do mundo. Ao vislumbrarmos as suas inúmeras possibilidades de utilização para satisfazer às nossas próprias instâncias, procuramos nos informar sobre o que seria preciso fazer para adquiri-la. A boa surpresa foi constatar que o investimento financeiro a ser feito para obter a ferramenta, por se tratar a AMIB de entidade sem fins lucrativos, era nenhum. Isso nos estimulou ainda mais, e procedemos com as tratativas junto ao Facebook para implantar a ferramenta.

2)        Qual a importância da nova iniciativa para a Associação?

Nós da diretoria da AMIB estamos convictos de que essa ferramenta será um marco divisor na capacidade da nossa associação em informar e comunicar-se. As possibilidades de utilização são inúmeras e instigantes: fornecimento de informação de maneira ágil e contínua; formação de grupos de interesse comum para discussões; implantação de ações e projetos; realização de reuniões à distância; aulas e seminários online; transmissão ao vivo de notícias, eventos e entrevistas; publicação de vídeos, podcasts, artigos comentados e documentos de todos os tipos, entre outros. Só para dar um exemplo, pretendemos retomar uma iniciativa muito apreciada pelos nossos associados, que eram os “releases” de congressos internacionais, só que num formato mais dinâmico, por meio de vídeos, podcasts e entrevistas ao vivo.

3)        Quem pode utilizar o Workplace?

Todos os associados adimplentes da AMIB terão direito de usar a ferramenta. O associado poderá usar a ferramenta tanto como receptor quanto como gerador de informações e também poderá criar e gerenciar grupos de interesse específico. Um chefe de UTI cujo quadro de profissionais seja composto por associados AMIB, por exemplo, poderá criar um grupo no Workplace e usar a ferramenta para o gerenciamento da sua unidade e a capacitação da sua equipe por meio de videoconferências e outros meios. Um presidente de regional AMIB poderá criar um grupo com os associados do seu estado para promover iniciativas educacionais e de atualização. Um dos aspectos mais úteis do Workplace é seu aplicativo de mensagens, semelhante ao Messenger do Facebook e chamado de Workchat, que é capaz de gerar videoconferências com até 50 participantes de uma só vez. Além disso, todas as comissões, comitês, departamentos e “boards” dos cursos AMIB terão também seus próprios grupos para interação entre seus membros e também com os demais associados. Ou seja, o potencial de uso da ferramenta é gigantesco.

4)        AMIB já começou a utilizar a plataforma?

Estamos na fase de emissão dos convites (a incorporação do associado à ferramenta é feita por meio de convite emitido por e-mail) e da confecção dos grupos (comissões, comitês, departamentos e “boards” dos cursos). Uma vez encerrada essa etapa, iniciaremos a geração de conteúdo para consolidarmos definitivamente a ferramenta. 

5)        A ferramenta está disponível em que plataformas?

O Workplace pode ser acessado por qualquer navegador e também existem aplicativos (Workplace e Workchat) tanto para Android quanto para iOS.

6)       É necessário possuir uma conta no Facebook para ter acesso ao Workplace?

O Workplace é uma plataforma independente e não requer uma conta no Facebook para ser utilizado. Além disso, as duas plataformas (Facebook e Workplace) não são interligadas nem dependentes.


Fique atento ao seu e-mail para ter acesso a mais um benefício AMIB! 


55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, 7 andar Bairro: Vila Olímpia Cidade: São Paulo Estado: São Paulo CEP: 04545-100