Publicado em 21/12/18 às 18h38

Assembleia de Representantes apresenta novos projetos para 2019

Aconteceu no dia 28 de novembro, durante o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, a segunda Assembleia de Representantes de 2018. A plenária reuniu 84 participantes, entre representantes das Sociedades Regionais, Departamentos e Comitês, Conselho Consultivo e Diretoria Executiva"

As lideranças da AMIB apresentaram as principais atividades realizadas durante o ano, relacionadas à eventos, cursos, EAD, interface com comitês e departamentos, atividades da área científica e prestação de contas.

A abertura da assembleia foi realizada pelo presidente, Dr. Ciro Leite Mendes, que apresentou todas as conquistas de 2018 e ressaltou que a diretoria tem o compromisso de obedecer com rigor as metas estipuladas para que a AMIB continue se fortalecendo cada vez mais.

Para tanto, uma das principais preocupações tem sido a busca de equilíbrio financeiro, e a associação tem trabalhado nesse eixo com rigor. Dr. Cristiano Franke, diretor tesoureiro, apresentou o balanço orçamentário que foi aprovado pela maioria e ressaltou que a AMIB não reajustará os valores das anuidades para 2019. A decisão levou em conta o atual cenário econômico.

Além disso, foi discutido o sequenciamento dos Congressos Brasileiros de Medicina Intensiva por região. Foi decidido que o rodízio dos locais que irão receber o congresso será padronizado.

Dr. Joel Passos, presidente da Comissão de Defesa Profissional, informou que foi aceita pela Câmara Técnica Permanente da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) da AMB a inclusão dos procedimentos: 

  • Punção venosa central guiada por ultrassonografia (Acesso vascular guiado por Ultra- sonografia).
  • Implante de cateter venoso central por punção, para NPP, QT, Hemodepuração ou para infusão de soros/drogas 4B – 1 0

A Comissão de Formação do Intensivista, através de seu presidente Álvaro Réa-Neto, apresentou os destaques de sua atuação ao longo do ano e esclareceu pontos relacionados ao período de transição para o novo modelo de formação da especialidade. O modelo entrará em vigor em 2019 em alguns hospitais eleitos pela Comissão Nacional de Residência Médica para que futuramente seja aplicado nacionalmente tanto para o PEMI- AMIB/AMB como para a residência médica - MEC.

A Comissão de Pós-Graduação e os departamentos de Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem fizeram apresentações sobre o planejamento das atividades para 2019. Em breve as propostas serão disponibilizadas no site da AMIB.

Também foi apresentado pela diretora científica da AMIB, Flávia Machado, o planejamento para o ano de 2019. De acordo com a intensivista, muitas serão as novidades, entre elas a instituição do AMIB no AR multidisciplinar e pediátrico e o lançamento do Projeto Renova, que fundará um grupo de recém-titulados em terapia intensiva. Mais informações sobre os lançamentos você acompanha em nossas redes.

Por fim, foram divulgadas pela intensivista Luana Tannous as ações de fortalecimento e reestruturação das Ligas Acadêmicas de Medicina Intensiva da AMIB – LIGAMI seguido pelas estratégias futuras do Choosing Wisely, apresentadas pelo Dr. Ederlon Rezende.

 “Em 2018 empreendemos uma série de novos projetos e iniciativas, e todos os resultados foram compartilhados com o expressivo número de representantes presentes. Além disso, foi feita uma apresentação com os principais pontos do planejamento de 2019, que foi recebido com bastante entusiasmo pelos participantes” comemora o presidente da AMIB, Dr. Ciro Leite Mendes.

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100