Publicado em 29/10/18 às 14h58

AMIB promove minicurso da International Fluid Academy

A AMIB promove antes do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva 2018 o curso Mini IFAD (Atualização em Fluidoterapia da International Fluid Academy). O curso aborda a utilização de fluidos e acontece dia 28 de novembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

A utilização de fluidos demonstrou estar associada à morbidade e mortalidade significativas: estima-se que até 20% dos pacientes que recebem fluidos intravenosos sofrem danos iatrogênicos como resultado. A formação Mini IFAD trará a contribuição de evidências voltadas à construção de um melhor tratamento em fluidoterapia.

“Os maiores desafios na área estão relacionados ao fato de que não temos ferramentas adequadas para saber quando e quais são os pacientes que precisam receber fluidos. Não sabemos também quais são as variáveis que podem ser úteis para interromper a infusão de fluidos. Outro desafio é saber qual o melhor tipo de fluido indicado para paciente graves” comenta Dr. Luciano Azevedo, um dos coordenadores do curso.

Pensando nisso, o curso destaca a abordagem sistematizada, com aulas que focam de maneira prática a fisiologia, as indicações, contraindicações e efeitos colaterais da reposição volêmica.

O curso pré-congresso tem como coordenadores Manu Malbrain (BEL), Luciano Cesar Pontes de Azevedo (SP) e Flávio Eduardo Nacul (RJ). Além disso, o corpo de instrutores conta com palestrantes internacionais e intensivistas brasileiros de reconhecido saber na área.

Dr. Luciano ressalta ainda que a grade científica contempla os desafios na fluidoterapia. “Os intensivistas que realizarem o curso ficarão mais à vontade para compreender e aplicar as diferentes técnicas de avaliação da infusão de fluidos no seu dia a dia de cuidados aos pacientes críticos. Além disso, terão capacidade de entender melhor as indicações, tipos de infusão e contraindicações da reposição de fluidos” finaliza o intensivista.

Além disso, o curso é GRATUITO para PEMI e Residentes, ainda que os participantes não estejam inscritos no congresso ou sejam associados.

Não perca essa oportunidade e inscreva-se através do link.

Confira o convite feito pelo intensivista Manu Malbrain, que conta os quais são os quatro THEs da terapia dos fluidos e as quatro maiores questões sobre o tema:

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100