Publicado em 17/06/11 às 16h12

ABENTI E AMIB

Associações aplicam Prova de Título de Enfermeiros Especialistas em Terapia Intensiva

ABENTI E AMIB

Associações aplicam Prova de Título de Enfermeiros Especialistas em Terapia Intensiva

Pela primeira vez, a ABENTI - Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva e a AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira realizam, juntas, Concurso de Provas e Títulos para a Obtenção de Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva, que acontecerá no dia 9 de novembro de 2011, durante o XVI CBMI (Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Brasileira).

"Essa parceria é muito significativa, pois consolida a prática assistencial multidisciplinar e destaca a importância da qualificação dos enfermeiros que atuam na especialidade, seja em assistência, gerência, ensino e/ou pesquisa", diz a Professora Doutora Margarete Marques Lino, Presidente do Concurso Público de Provas e Títulos da ABENTI 2011 e Coordenadora da Comissão de Titulação da ABENTI - Gestão 2010-2012.

O Concurso de Titulação de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva (TENTI), nas modalidades Adulto (TENTI-AD), ou Pediátrica (TENTI-PED) ou Neonatal (TENTI-NEO), ou por Proficiência Curricular (TENTI-PROF) tem como objetivo certificar a qualificação do Enfermeiro a exercer sua especialidade nas áreas de Terapia Intensiva, Cuidados Críticos ou Cuidados Intensivos de Enfermagem, validando sua capacitação e competência profissional e científica. "O processo de Titulação de Enfermeiros Especialistas em Terapia Intensiva, por Sociedade de Especialistas, é regulamentado pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), de acordo com o Estatuto da ABENTI, que prevê a outorga do título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva", reforça a Professora Doutora Margarete Marques Lino.

Poderá se candidatar ao Título de Especialista em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica ou Neonatal o enfermeiro que comprove o tempo mínimo de três anos de inscrição no Sistema COFEN/CORENs. Também deverá comprovar o tempo mínimo de dois anos trabalhados em assistência, gerência, ensino e/ou pesquisa na área; ou a conclusão de curso de pós-graduação lato sensu em Terapia Intensiva. Nessas três modalidades, a Nota Final do Concurso será composta pela somatória da nota da Prova de Títulos e da Prova Escrita de Conhecimentos.

"Para o Departamento de Enfermagem da AMIB é buscar a isonomia no acesso aos postos de trabalho para a enfermagem em terapia intensiva. Com isso, o Título de Especialista chancelado pela AMIB e ABENTI será considerado uma das melhores formas de mostrar a toda Sociedade e à Comunidade que atua nos cuidados intensivos, a importância da qualificação profissional necessária para lidar com competência frente aos assuntos relacionados à terapia intensiva", disse a enfermeira intensivista, Renata Pietro, presidente do Departamento de Enfermagem da AMIB.

A Prova de Títulos considerará a formação e trajetória profissional do candidato; já a Prova Escrita de Conhecimentos, em cada modalidade, será elaborada pela respectiva Banca Examinadora - Adulto, ou Pediátrica ou Neonatal.  As provas serão compostas por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, com apenas uma correta. Ao todo serão 60 questões, sendo que de 50 a 60% serão independentes e de 40% a 50% baseadas em casos.

O candidato terá quatro horas para a sabatina. As Provas Escritas de Conhecimentos visam avaliar os conhecimentos e a compreensão dos diversos aspectos da assistência intensiva, a habilidade de aplicação e análise desses conhecimentos, habilidade de avaliar e sintetizar as informações, visando a identificação de problemas, planejamento e avaliação da assistência de enfermagem.

Na modalidade de Especialista por Proficiência Curricular, o enfermeiro deverá comprovar o tempo mínimo de dez anos de inscrição no Sistema COFEN/CORENs, e dez anos de atuação em assistência, gerenciamento, ensino e/ou pesquisa na área. Para esse grupo, haverá apenas a Prova de Títulos, ou seja, a avaliação da formação e trajetória profissional em terapia Intensiva, cuidados críticos ou cuidados intensivos.

"O Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva é um reconhecimento do comprometimento profissional que valida a qualificação do cuidar intensivo, seguro, eficiente e resolutivo, através da articulação entre o conhecimento formal, cientificamente fundamentado, e o conhecimento experiencial, incorporando aspectos psicossociais, princípios éticos e valores morais e humanísticos", finalizou a Professora Dra. Margarete.

Para saber mais, acesse os editas que estão divulgados no site da AMIB, no caminho:  www.amib.org.br >> Título de Especialista >> Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva.


55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, sétimo andar – Vila Olímpia São Paulo, SP CEP: 04545-100