Publicado em 14/05/18 às 14h01

12 a 20 de maio - Comemorações da Semana de Enfermagem

No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem.

No dia 12 de maio é comemorado o dia do Enfermeiro, data em que se homenageia Florence Nightingale por representar um marco da Enfermagem moderna e da terapia intensiva. As celebrações ainda se estendem com a comemoração do dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem em 20 de maio, data em que se faz homenagem à enfermeira brasileira Ana Néri, primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

O Departamento de Enfermagem da AMIB sente-se honrado em homenagear todos os profissionais de enfermagem, especialmente os enfermeiros intensivistas e todos os profissionais de enfermagem que atuam no cuidado ao paciente crítico, que são fundamentais para o tratamento e recuperação daqueles pacientes que manifestam uma situação clínica aguda e necessitam de cuidados intensivos.

O enfermeiro tem papel fundamental no gerenciamento das unidades de cuidado intensivo, no plano terapêutico interdisciplinar, assim como em assegurar junto à sua equipe um cuidado seguro e de qualidade. Nesse ínterim, o seu comprometimento com o cuidado intensivo traduz um perfil dinâmico a partir do qual ensino e pesquisa também potencializam suas ações à beira do leito por meio de conhecimento técnico; domínio de processos, procedimentos e protocolos e, principalmente, pela oportunidade de compartilhar com cada paciente grave sob seus cuidados as experiências únicas vivenciadas em cada momento da assistência na UTI, usando-se terapeuticamente para ele e para a sua família.

Parabéns aos profissionais de enfermagem que são essenciais no cuidado intensivo e que merecem todo o nosso reconhecimento!

55 11 5089-2642
Rua Arminda, 93, 7 andar Bairro: Vila Olímpia Cidade: São Paulo Estado: São Paulo CEP: 04545-100