AMIB participa de reunião no Ministério da Saúde sobre criação de Memorial em homenagem às vítimas da COVID-19

Hoje, 11 de março, o Dr. Marcelo Maia, Presidente Passado da AMIB, representou a associação ao participar de uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília. O encontro, realizado no Palácio do Itamaraty, contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e teve como objetivo discutir a criação de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19. Foi em 11 de março de 2020 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a situação de pandemia, reconhecendo a disseminação do vírus em todos os continentes.

A proposta para o memorial visa proporcionar um espaço dedicado à memória e reflexão sobre as causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia. Além disso, busca estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos, oferecendo uma perspectiva valiosa para as futuras gerações aprenderem com os desafios enfrentados durante este período histórico.

“A participação da AMIB reforça o compromisso da Terapia Intensiva em contribuir para iniciativas que honram as vítimas da pandemia e promovem a conscientização sobre a importância da saúde pública”, ressalta o Dr. Marcelo.

Dra. Patricia Mello, Presidente da AMIB, complementa: “O memorial além de ser um tributo às vidas perdidas, deverá ser também símbolo de resiliência, solidariedade e cooperação na busca por soluções diante de desafios de escala global na saúde pública”

AMIB disponibiliza versão digital da Revista da Gestão 2022-2023

Informamos que a AMIB disponibilizou a versão digital da Revista da Gestão 2022-2023. Nesta edição, proporcionamos aos nossos membros uma análise aprofundada das conquistas e avanços alcançados pela Diretoria Executiva nos últimos dois anos.

A Revista da Gestão é um regitro do comprometimento da AMIB em impulsionar continuamente o avanço da medicina intensiva.

Clique aqui para acessar a versão digital e explorar os principais acontecimentos relacionados à gestão da Diretoria Executiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB, no biênio 2022-2023.

Resultado dos Votos Apurados para Coordenadores de Cursos AMIB – Gestão 2024-2025

A Associação Brasileira de Medicina Intensiva – AMIB informa, por meio desta nota, os resultados apurados dos votos para a escolha dos coordenadores de cursos, conforme estabelecido no artigo 11º do Regimento Geral dos Cursos da AMIB, para a gestão 2024-2025.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O RESULTADO

AMIB recebe o Prêmio Caio Sustentabilidade pelo 27º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva

Com grande satisfação e orgulho, anunciamos que a Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB foi consagrada como a vencedora do Prêmio Caio Sustentabilidade, na categoria Evento de Responsabilidade Social e Ambiental Cliente. A conquista desse prestigioso reconhecimento se deu por meio do case do 27º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, uma iniciativa que demonstra o comprometimento da AMIB com a promoção da sustentabilidade e a responsabilidade social.

O Jacaré de Ouro, prêmio máximo da categoria, representa o reconhecimento da excelência e inovação trazidas pelo congresso na integração de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis com foco na inclusão. Parabenizamos o Instituto Brasileiro De Petróleo e Gás e o Shopping Pátio Paulista, ganhadores do Jacaré de Prata e Jacaré de Bronze.

A AMIB continua a ser uma referência não apenas na promoção de avanços científicos na medicina intensiva, mas também na defesa de práticas que contribuem para um futuro sustentável e socialmente consciente para a melhora do bem coletivo. Parabenizamos a todos os envolvidos por essa conquista significativa e esperamos que seu exemplo inspire outras instituições a seguirem o caminho da sustentabilidade e responsabilidade social em seus eventos e iniciativas.

AMIB realiza Cerimônia de Posse da Diretoria Executiva para o Biênio 2024-2025

No último dia 8 de dezembro, sexta-feira, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB conduziu a cerimônia de posse de sua Diretoria Executiva para o biênio 2024-2025. A partir de janeiro, a AMIB terá como líder a Dra. Patrícia M. Veiga de Carvalho, que se torna a primeira mulher nordestina a presidir a AMIB.

A composição da nova Diretoria reflete a presença de profissionais altamente qualificados e comprometidos com o progresso da medicina intensiva no Brasil. Os membros que compõem a Diretoria Executiva são:

  • Dra. Patrícia M. Veiga de Carvalho Mello – Diretora Presidente
  • Dra. Nilzete Bresolin – Diretora Vice-Presidente
  • Dr. Ricardo Goulart – Diretor Secretário Geral
  • Dr. Flávio Eduardo Nacul – Diretor Científico
  • Dra. Luana Alves Tannous – Diretora Tesoureira
  • Dr. Cristiano Augusto Franke – Diretor Presidente Futuro biênio 2026-2027
  • Dr. Marcelo de Oliveira Maia – Diretor Presidente Passado

A solenidade, que contou com a presença de renomados profissionais da área, foi prestigiada por diversas autoridades. Entre os ilustres convidados, destacaram-se:

  • Dr. Estevam Rivello Alves – Representante da Câmara Técnica de Medicina Intensiva do Conselho Federal de Medicina (CFM);
  • Dr. Fernando Sabia Tallo – Representante da Associação de Medicina Brasileira (AMB);
  • Dra. Christina Hajaj Gonzalez – Conselheira Federal do CFM pelo estado de São Paulo;
  • Dra. Yascara Pinheiro Lages Pinto – Conselheira Federal do CFM pelo estado do Piauí;
  • Dra. Lúcia Santos – Presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM);
  • Dr. Clóvis Francisco Constantino – Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP);
  • Dra. Camila Lunardi e Dr. Hélio Penna – Representantes da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE).

A cerimônia foi marcada por discursos inspiradores, nos quais os participantes reafirmaram o comprometimento com ações que promovam a evolução da medicina intensiva do país e o que incluem desde a realização de cursos e eventos científicos de alto padrão, a ações que promovam o fortalecimento da formação do intensivista, e também a otimização dos processos que garantem a qualidade e segurança da assistência ao paciente grave contribuindo para a excelência na medicina intensiva de nosso país.

Nota de esclarecimento

A avaliação da AMIB para a obtenção do título de especialista tem mantido sua reputação exemplar por quase duas décadas no cenário das associações médicas.
Este certame destaca-se entre as diversas avaliações realizadas pelas instituições científicas filiadas à Associação Médica Brasileira, estabelecendo um padrão de
excelência ao aplicar uma rigorosa avaliação de conhecimentos e habilidades para distinguir os médicos aptos a receberem o título de especialista da AMB.

O histórico de sucesso, contudo, não autoriza o descanso sobre os méritos conquistados. A cada ano, enfrentamos novos desafios e perseveramos incansavelmente na melhoria contínua da ferramenta de avaliação. O último certame, fiel à tradição, testemunhou um número recorde de candidatos e, apesar dos obstáculos enfrentados, não comprometeu de maneira alguma o legado construído ao longo dos anos na busca por uma ferramenta mais precisa e justa em sua capacidade de discriminação.

Primordialmente, mantemos o compromisso de não prejudicar o candidato apto ao título, preservando assim a filosofia da prova. Com base nesse princípio e após uma
análise criteriosa, decidimos anular certos itens que possam ter impactado negativamente na capacidade discriminativa do teste, os quais faziam parte dos Cenários-Problemas no formato denominado de “Casos Clínicos”. Esta medida visa a corrigir possíveis distorções na efetividade da prova, assegurando a máxima precisão no reconhecimento dos candidatos verdadeiramente aptos a receberem essa distinta titulação.

In memoriam: Prof. Dinis dos Reis Miranda

Faleceu no último dia 04 de novembro, Dr. Dinis dos Reis Miranda, um dos fundadores da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos.

Após especialização em anestesiologia e medicina intensiva em Lisboa e Bruges, fundou e  atuou como diretor de medicina intensiva no Hospital Universitário em Groningen, Holanda. Dr. Dinis promoveu a inovação na medicina intensiva e foi um dos primeiros a destacar a importância da organização e gerenciamento nos cuidados intensivos. Sua pesquisa e publicações foram feitas com esse foco e, em parceria com colaboradores, desenvolveu importantes e práticos sistemas de escala para medição da carga de trabalho, como TISS-28, NEMS, WUR e NAS. Sua atuação junto ao grupo de trabalho de organização e gestão da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva – ESICM resultou no famoso  green bookManagement in Intensive Care: guidelines for better use of resources”, um dos primeiros livros sobre o problema em terapia intensiva. Mais tarde, com uma série de subsídios da União Europeia, conduziu os famosos estudos EURICUS I, II e III, que continuam a ser referência sobre os impactos da organização e gerenciamento nos resultados das unidades de terapia intensiva.

Dinis dedicou importante parte da sua vida ao paciente crítico, não só ao paciente individualmente, como também ao paciente crítico como um todo. É com sentimento de gratidão que nos voltamos para sua imensa contribuição em prol do melhor cuidado possível ao paciente crítico. Desejamos a sua esposa Teresa, e seus filhos, toda a força que precisam para seguir a vida com seus entes queridos, sabendo o quão respeitado ele era por seus colegas.

Hoje, toda a comunidade de terapia intensiva perde um de seus líderes. E Muitos de entre nós um mestre e um amigo.

Rui Moreno, MD, PhD

Armand Girbes, MD, PhD

Dr. Leandro Braz de Carvalho eleito pela SCCM para três mandatos consecutivos no comitê do Programa FCCS

Dr Leandro Braz, recém-eleito Diretor Secretário Geral da AMIB no biênio 2026-2027 foi escolhido pela SCCM para ocupar, em três mandatos consecutivos, as posições de vice-presidente, presidente e presidente passado do comitê do curso de imersão teórico-prático Fundamental of Critical Care Support (FCCS).

A AMIB, em parceria com a SCCM, oferece de forma presencial em sua sede, os cursos FCCS e FCCS Obstétrico para profissionais que atendem pacientes gravidas graves, além do PFCSS (Pediatric Fundamental Critical Care Support), com foco no atendimento aos pacientes pediátricos graves nas primeiras 24 horas.

A AMIB parabeniza Dr Leandro pela conquista e deseja muito sucesso nessa jornada.

Confira a mensagem do Dr Leandro: CLIQUE AQUI