Série Clínicas Brasileiras de Medicina Intensiva

  

Instituída em 1996, a Série "CLÍNICAS BRASILEIRAS DE MEDICINA INTENSIVA" tem sido importante instrumento de divulgação de conhecimento básico para a prática de profissionais de saúde em ambiente de cuidados intensivos. Nestes últimos oito anos foram publicados 15 volumes cujos títulos, Editores convidados e ano de publicação, são elencados abaixo:

Em 1995, o Laboratório Bayer S.A. estava patrocinando a publicação de uma apostila de ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA a ser editada pelo decano de nossa especialidade, colega João Máttar.

Nesta ocasião, a AMIB, então sob a presidência de Renato G. G. Terzi, sugeriu ao Dr. João Máttar que a publicação fosse transformada em livro, ainda sob o patrocínio da Bayer, mas veiculada oficialmente pela nossa Sociedade. Esta sugestão encontrou ampla guarida, não somente junto ao Dr. Máttar, mas, principalmente, junto à Bayer, que, inclusive, assumiu a responsabilidade de marketing do livro, assim como a elaboração da arte final da sobrecapa e do material de divulgação, colocando seus representantes para visitar médicos intensivistas e oferecendo este volume, gratuitamente.

Um total de 2000 livros foi integralmente patrocinado e distribuído pela Bayer a todos os médicos intensivistas sócios quites da AMIB.
O grande interesse na obtenção do livro estimulou, tanto a AMIB quanto à Bayer, em se estabelecer um veículo de permanente educação continuada. O objetivo claro era a possibilidade de oferecer aos sócios, livros de qualidade a preço de custo. Isto seria conseguido graças ao patrocínio da Bayer que daria suporte às atividades de uma Secretaria específica para gerenciar as atividades de publicação dos livros de uma Série que seria chamada Série "CLÍNICAS BRASILEIRAS DE MEDICINA INTENSIVA".

A partir de 1996 uma parceria entre a AMIB e a BAYER, permitiu publicar livros com regularidade, mantendo na sobrecapa do livro o logotipo da empresa. Não mais seriam os livros adquiridos pela Bayer e a distribuição da mesma seria executada pela Secretaria da Série.

Uma segunda parceria foi estabelecida com a Editora Atheneu para que a produção dos livros pudesse ser adquirida pela AMIB em blocos de mil livros pagos em adiantado assim que o livro fosse publicado. Desta forma, e ainda, renunciando aos direitos autorais, permitiu-se reduzir o custo unitário do livro ao valor praticado no atacado. Estes são os motivos pelos quais a AMIB pode oferecer aos seus associados, livros de qualidade a um valor que corresponde à metade do preço de balcão dos livreiros.

No ano 2000 o laboratório AstraZeneca assumiu o patrocínio da Série "CLÍNICAS BRASILEIRAS DE MEDICINA INTENSIVA". A parceria AMIB com a AstraZeneca tem se renovado anualmente, o que possibilitou a publicação de seis livros em oito volumes, todos com a logomarca da AstraZeneca. O primeiro livro com a nova bandeira AstraZeneca foi o volume I - Básico de "VENTILAÇÃO MECÂNICA", cujo Editor foi o colega Carlos R. R. Carvalho. O próximo (décimo-quinto) volume da Série será lançado durante o XI Congresso de Medicina Intensiva em junho do corrente, em Curitiba no Paraná. Na ocasião, virá à luz "MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA II -Avançado" dos Editores Renato G. G. Terzi e Sebastião Araújo. Até o final do ano será lançado o décimo-sexto livro da Série, "EQUILÍBRIO HIDRO-ELETROLÍTICO E REPOSIÇÃO VOLÊMICA EM UTI" cujo Editor é o colega José Otávio C. Auler.

Dentro do espírito de atualização médica continuada, o objetivo fundamental da AMIB é o de oferecer - como serviço aos seus associados - livros de qualidade, a preço de custo. Ao mesmo tempo permite à AMIB oferecer - como produto para o patrocinador - valor agregado, na divulgação da logomarca da Empresa para selecionados intensivistas brasileiros.

O serviço prestado ao associado da AMIB inclui as seguintes facilidades:
- Contato permanente com os sócios por Fone/FAX gratuito.
- Aquisição do(s) livro(s) por Fone/FAX gratuito.
- Facilidade de pagamento por cheque ou cartão de crédito.
- Entrega do livro no endereço postal do sócio, sem custo adicional.
- Aquisição " on line " em lançamentos do livro e em Eventos Médicos.

A presença da Série "CLÍNICAS BRASILEIRAS DE MEDICINA INTENSIVA" em Eventos Médicos de outras áreas da medicina tem sido importante para a divulgação da AMIB e da Medicina Intensiva como especialidade.

Para o patrocinador, a Série "CLÍNICAS BRASILEIRAS DE MEDICINA INTENSIVA" é um inquestionável produto de divulgação da logomarca cuja preocupação social na educação continuada dos intensivistas brasileiros é reconhecida não somente pela diretoria da AMIB, mas, principalmente, pelos leitores dessas publicações.

Para a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a Série constitui um acervo que poucas Sociedades Médicas dispõem. É motivo de orgulho para os sócios e um paradigma da Especialidade. Para a Comissão que acabou reconhecendo a Medicina Intensiva como especialidade, os livros da Série ocuparam posição de destaque. A AMIB estava, claramente, sinalizando sua maturidade científica, por ser detentora de uma publicação regular e de qualidade, que pretende facilitar a reciclagem e a atualização de seus especialistas.

    +55 11 5089-2642

    AMIB 2012 Todos os direitos reservados

    Convergence Works