22 e 23 de setembro de 2018 • Hotel Pullman Vila Olímpia - São Paulo, Brasil

ESICM 2018 - Palestrantes Internacionais
  • Palestrante Internacional
    Especializado em medicina intensiva e obteve sua tese de doutorado na Université Libre de Bruxelles. Chefe dos departamentos de cuidados intensivos CHIREC Hospitais (Bruxelas e Braine l'Alleud-Waterloo) e professor de Cuidados Intensivos da Université Libre de Bruxelles (Bruxelas). Seus principais campos de investigação são sepse, disfunção e suporte de órgãos, falência circulatória, monitorização hemodinâmica (incluindo ecocardiografia), circulação hepato-esplâncnica e distúrbios da microcirculação. Assinou mais de 300 artigos originais, atua como revisor para 30 revistas e é editor associado de várias revistas, incluindo "Critical Care" e "Annals of Intensive Care". Ex-presidente da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva (ESICM).
  • Palestrante Internacional
    Professor de Terapêutica e Medicina Intensiva, na Universidade Paris-Sul, na França. Atividade clínica na UTI Médica do Hospital Universitário Bicêtre próximo a Paris. Interesses de pesquisa em interações coração-pulmão, desempenho cardiovascular, avaliação regional do fluxo sanguíneo, oxigenação tecidual, monitoramento hemodinâmico e avaliação do estado volêmico em pacientes gravemente enfermos. Propostas de novos testes para avaliar a responsividade a fluidos, como Variação da Pressão de Pulso e Aproximação Passiva de Perna. 189 artigos (referenciados no Pubmed) e cerca de 122 capítulos de livros / artigos didáticos, a maioria deles no campo da hemodinâmica. Editor-chefe dos Anais de Cuidados Intensivos. Convidado para 636 palestras sendo 465 em congressos internacionais. Atualmente é presidente da seção de cardio-dinâmica da Sociedade Européia de Medicina Intensiva (ESICM).
  • Palestrante Internacional
    Presidente da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva (ESICM). Diretor do Departamento de Emergência, Medicina Intensiva e Anestesiologia do Hospital Universitário Policlínico A. Gemelli. Diretor da Escola de Especialidade em Anestesiologia e Medicina Intensiva. Professor de Cuidados Intensivos e Anestesiologia. Ex-Presidente do SIAARTI (Società Italiana de Anestesia Analgesia Rianimazione e Terapia Intensiva). Ex-Editor Chefe de “Medicina Intensiva” de 2007 a 2012. Autor de mais de 300 artigos com mais de 22183 citações, índice H 72. O principal campo de interesse e pesquisa são Sepse, Infecção, Ventilação mecânica, SDRA. Palestrante convidado e presidente em mais de 400 reuniões internacionais.
  • Palestrante Internacional
    Professor Titular e Chefe do Departamento de Anestesia e Unidades de Terapia Intensiva do Humanitas Research Hospital, em Milão. Seus principais campos de investigação são fisiologia do paciente critico, sepse, gerenciamento de fluidos e otimização hemodinâmica. Presidente da Divisão de Assuntos Científicos da Sociedade Européia de Medicina Intensiva (ESICM).
  • Palestrante Internacional
    Professor de Anestesia e Medicina Intensiva da Universidade de Milão-Bicocca, em Monza, Itália. Médico da unidade de terapia intensiva do Hospital San Gerardo, onde concluiu o programa de pós-graduação em Anestesia e Medicina Intensiva. A pesquisa sempre foi complementar às suas atividades clínicas. Por essa razão, ele passou 18 meses como pesquisador no Massachusetts General Hospital, em Boston, MA. Em 2010, adquiriu um PhD em tecnologia biomédica.  Sua pesquisa é amplamente focada em SDRA e ventilação mecânica. Desde outubro de 2015, é presidente da Seção de Falha Respiratória Aguda da ESICM. Foi co-PI do estudo LUNG SAFE (principal manuscrito publicado em 2016 no JAMA). Em outubro de 2017, foi professor convidado na Mayo Clinic. Escreveu cerca de 100 artigos artigos científicos, 10 capítulos de livros, entregando cerca de 100 palestras. Co-fundador e presidente da reviewercredits.com.