Publicada em 12/05/2017 às 19h06

VENUTI 2017 com novos parceiros e estações práticas

 

 

 

A AMIB promoveu em sua sede, em São Paulo, no final de abril, o curso VENUTI atualizado para versão 2017. Com os Instrutores Dra. Carmen Silvia Valente Barbas, Dr. Sérgio Baldisserotto e Dr. Alexandre Marini Ísola e a presença de 38 intensivistas, a nova edição demonstrou importantes diferenciais.

Neste ano, a AMIB fechou parceria com a empresa de Tomografia por Impedância Elétrica (TIE), TIMPEL, e com o Portal de Simulação em Ventilação Mecânica - XLung. Com esses recursos, foi possível implementar a nova estação prática de Assincronia em VM, usando o ventilador e a TIE, bem como renovar a estação de Manobra de Recrutamento e Prona, também tecnologia da TIE.

De acordo com Dr. Alexandre Marini Ísola, Coordenador Nacional do VENUTI, participar desse treinamento para o aluno é uma oportunidade única. “A TIE já é uma tecnologia em uso global, e que já está sendo comercializada no Brasil. É fundamental para o profissional que irá trabalhar com Ventilação Mecânica ter a vivência prática dessa tecnologia, que por muitos anos foi muito demonstrada em aulas teóricas e que agora, está acessível a todos”, detalha.  

Vantagens

De acordo com Dr. Sergio Baldisserotto, membro do Board do VENUTI da AMIB, a incorporação da TIE no curso não podia ficar de fora, visto que o Board do Curso tem cuidado extremo com conteúdo, relevância e qualidade. “Nossa meta global é elevar o patamar de ventilação mecânica no Brasil”, afirma.

Segundo ele, um dos grandes diferenciais do novo equipamento é possibilitar ao Intensivista a visualização com muito mais precisão da mecânica ventilatória e do que acontece durante o suporte ventilatório aos pacientes. “Essa tecnologia acrescenta muito ao conhecimento e à compreensão tanto da parte fisiológica, quanto sobre como ventilar os pacientes de uma maneira mais segura. A segurança é um ponto muito importante”, detalha.

Além disso, o novo equipamento promove a ampliação da capacidade de monitoração, com maior acurácia e precisão do que acontece na ventilação mecânica e na perfusão pulmonar. Ele também destaca outros pontos importantes:

·         O paciente não precisa ser removido da UTI para fazer o exame, ele é feito à beira do leito.

·         Os tomógrafos convencionais usam radiação ionizante e radioatividade. O novo equipamento faz o mesmo processo com energia limpa e sem efeitos colaterais ao paciente.

·         Há novos recursos envolvendo também perfusão, análise de assincronias, entre outros, que serão muito úteis no dia-a-dia.

 “Não conseguiríamos fazer isso com um ventilador comum. Fazer isso em tempo real e continuamente, sem sair de dentro da UTI é uma vantagem e um avanço na tecnologia. Diante de tudo isso, não poderíamos deixar essa tecnologia fora do VENUTI”, avalia.

VENUTI: tradição e inovação

Os cursos VENUTI começaram a ser oferecidos em 2009, em conjunto com Ventilação Mecânica. Na época, não existia um curso formal de Ventilação Mecânica na AMIB. “Evoluímos muito nos últimos oito anos, foram mais de 200 cursos, com conteúdo atualizado todos os anos, com base nas publicações na literatura médica mais recentes e novas apostilas a cada ano”, conta Dr. Ísola.

“Hoje, contamos com uma equipe robusta de mais de 30 instrutores totalmente dedicados e envolvidos com Ventilação Mecânica em sua rotina diária. São profissionais apaixonados, que gostam de ensinar o melhor conteúdo, com a maior qualidade. Nosso objetivo é sempre oferecer o mais inovador aos nossos alunos, e acreditamos que a TIE faz parte dessa necessidade”.

Dr. Alexandre comenta que o convênio fechado entre a AMIB e o Portal XLung permitiu trazer ao curso uma série de vídeos importantes para o entendimento dos modos, ciclagens e assincronias em ventilação mecânica. Ele completa: “Desconheço um portal de ensino e simulação virtual em ventilação mecânica como o Xlung. Para quem deseja testar seus conhecimentos, eventualmente errar e aprender com seus erros, é uma forma muito atual de estudo. O Xlung é a ferramenta que permite fazer isso de forma simples e eficaz”, ressalta.

Dr. Ísola encerra agradecendo o apoio da Diretoria Executiva da AMIB pela assinatura das parcerias, permitindo ao curso estar sempre inovando e oferecendo as melhores práticas de ensino em Ventilação Mecânica.

Comentários

+55 11 5089-2642

AMIB 2012 Todos os direitos reservados

Convergence Works