Publicada em 23/04/2015 às 14h19

Saiba como será a Campanha Prevenção da Infecção na UTI

Na última quinta-feira (16.4), a diretoria da AMIB recebeu em São Paulo representantes das Regionais e membros da indústria farmacêutica e de equipamentos para o lançamento oficial da Campanha Nacional “Prevenção da Infecção na UTI”. Na ocasião, o presidente da AMIB, Dr. Fernando Dias (RS), deu boas vindas aos presentes e apresentou um resumo das atividades da associação e suas conquistas no último ano, bem como as próximas ações.

Ao falar da Campanha, Dr. Fernando Dias (foto) enfatizou a importância do envolvimento de todas as Regionais para que o objetivo principal dessa iniciativa seja atingido. “Sabemos o quão fundamental é trablarmos para a queda siginificativa do índice de infecções nas unidades de terapia intensiva em nosso país. Sabemos também que a colaboração de todas as Regionais no trabalho de conscientização da população e de profissionais de saúde de seus estados é fundamental, por isso, contamos com a colaboração de todas na indicação de hospitais para realizarmos as nossas blitz e elaboração de ações focadas”, disse.

Em segunda, foi chamado ao pupito o coordenador da Campanha, o médico intensivista Dr. Thiago Lisboa (RS) (foto), que esboçou o quadro atual dos índices de infecções nas UTIs no mundo e no nosso país. O Coordenador da Campanha também reforçou a participação dos Regionais. “O sucesso da nossa Campanha conta com a força das Regionais nas capitais e interior do Brasil. Nossa luta contra a infecção é antiga e não terminará agora. O trabalho integrado entre a AMIB e suas Regionais levará aos profissionais de UTI, familiares e visitantes dos hospitais informações importantes, que nos ajudarão na orientação e abordagem durantes as nossas atividades rotineiras”, disse.


Como será a Campanha –
Para sustentar as ações de conscientização, a AMIB desenvolveu alguns materiais. Serão três cartilhas distribuídas em todas as UTIs do Brasi: do Médico, que trará o conteúdo técnico da abordagem dos 7 Pontos Chaves da Prevenção da Infecção; do Profissional de UTI – Equipe Multidisciplinar, que apresentará como aplicar os 7 Pontos Chaves; do Familiar, que também terá a abordagem técnica, porém enfatizando a importância da higienização das mãos e outras formas de prevenir a infecção na visita ao familiar internado. 

Também estão sendo preparados Banners, que cada Regional receberá, para as ações pontuais. Estão programadas quatro “Blitz”. A primeira delas acontecerá no dia 5 de maio, com foco no Dia Internacional da Higienização das Mãos. Em 13 de setembro, as ações serão voltadas para o Dia Mundial da Sepse; 15 de outubro, o Dia Mundial da Lavagem das Mãos; e 10 de novembro, quando se comemora o Dia do Intensivista.

UTI Cênica – Em todas as campanha, a AMIB sempre montou uma UTI Cênica em local de grande circulação, na data e cidade sede do CBMI, para atender a população sobre o funcionamento do espaço, assim como para a conscientização de suas ações.

Esse ano AMIB inovou e promoverá a UTI Cênica Itinerante. A ação só será possível graças ao apoio da Meditronic-Covidien que concedeu à AMIB a UMEC (Unidade Móvel de Educação), uma carreta adaptadas para a montagem da UTI e que apresenta ainda um mini auditório com capacidade para 30 pessoas. A representante da empresa, Ângela Freitas (foto), falou sobre o projeto.

A Carreta partirá no dia 3 agosto de Porto Alegre e chegará em 3 de novembro em Salvador, sendo de 3 a 7.8, em Porto Alegre; 17 a 21.08, em Florianópolis; 31.08 a 4.09, em Curitiba; 14 a 18.09, em São Paulo; 28.09 a 02.10, no Rio de Janeiro; 19 a 23.10. em Vitória; e de 3 a 6.11, em Salvador.

Outra importante ação prevista para ocorrer durante a Campanha, que vai até novembro de 2015, é a realização do estudo “Prevalência da Resistência Bacteriana em UTIs do Brasil”, que será realizado com o apoio da Biomérieux. Durante o lançamento da Campanha Wesley Schiavo falou sobre a parceria e explicou que o estudo traçará o mapeamento das infecções.

Legenda da foto aqui

 

Comentários

+55 11 5089-2642

AMIB 2012 Todos os direitos reservados

Convergence Works