Publicada em 07/10/2017 às 15h19

Primeiro dia do ESICM conta com palestras e debates internacionais

A AMIB promove neste sábado e domingo, 7 e 8 de outubro, em São Paulo, o ESICM 2017. A programação deste sábado está dividida em duas turmas, com as temáticas de Monitorização Hemodinâmica Avançada e Ventilação Mecânica.

Na parte de Monitorização Hemodinâmica avançada, os debates giraram em torno dos temas Monitoramento hemodinâmico; Uso e limitações das pressões; Carga arterial; Retorno venoso; Coração direito e esquerdo; Pacientes hemodinamicamente instáveis; Cirurgia Cardíaca; Choque cardiogênico e uma Discussão interativas de casos, entre outros.

Em Ventilação Mecânica, as discussões abordaram temas como Fisiologia da respiração espontânea e ventilação com pressão positiva; Pressão vascular e lesão induzida pelo ventilador; Como configurar o melhor PEEP na SARA; Como ventilar o paciente neuromuscular; e Caso de Cuidados Críticos, entre outros.

“Este é um evento muito bom em nossa área, que tem como aspecto mais importante a dinâmica e troca entre inscritos e os palestrantes, além da dinâmica entre as culturas europeia e a brasileira. É uma excelente oportunidade para discutir a dinâmica cardiovascular”, afirma Dr. Daniel De Backer (BEL).

Ao final do dia, as duas turmas se reuniram para uma conferência e um debate. A Conferência tratou sobre Ventilação Mecânica em pacientes com hiperinsuflação dinâmica, com a Dra. Carmen Silvia Valente Barbas (SP) e o Dr. Laurent Brochard (CAN).

E o debate SARA - Ventilação e perfusão utilizando EIT contou com a participação dos debatedores Dra. Carmen Silvia Valente Barbas (SP), Dr. Alexandre Marini Ísola (SP) e Dra. Juliana Carvalho Ferreira (SP) da AMIB e o Dr. Marcelo Brito Passos Amato (SP) e Dr. Carlos Roberto R. de Carvalho (SP), do laboratório da FMUSP.

“Estou muito impressionado com o nível de conhecimento da Academia e dos inscritos. As perguntas feitas para a discussão de caso mostraram que a compreensão da patofisiologia no Brasil é muito alta. Estou muito honrado por estar aqui e mostrar um pouco de meu conhecimento, mas também em aprender com o que os intensivistas brasileiros tem a dizer. Com certeza vou levar muito do que vi aqui para discutir casos lá fora”, conclui Dr. Maurizio Cecconi (UK).

Comentários

+55 11 5089-2642

AMIB 2012 Todos os direitos reservados

Convergence Works