Publicada em 08/11/2017 às 19h04

Primeiro dia de Congresso Mundial tem intensa programação

A WFSICCM e AMIB abriram as portas hoje para o XIII Congresso Mundial de Medicina Intensiva. O congresso superou as expectativas de público, totalizando mais de 4.600 inscritos em seu primeiro dia.

Ampla programação científica é dividida em diversos formatos: conferências, colóquios, “como eu faço”, sessões temáticas, hands on, Pro/Con - debates, casos clínicos e apresentação de pesquisas científicas.

Os formatos das atividades buscam contemplar de maneira inovadora as discussões científicas. O Pro/Con - debate, por exemplo, coloca dois debatedores para discutir um tema específico, em geral atual e/ou controverso, defendendo pontos de vista e posições diferenciadas. Os palestrantes Marcelo Amato, do Brasil, e Massimo Antonelli, da Itália, debateram se a ventilação espontânea induz lesão pulmonar.  Dr. Amato apresentou pesquisas a partir das quais defende que a ventilação espontânea pode gerar este tipo de problema ao paciente e dr. Antonelli defendeu uma tese contrária.

Outros destaques da programação do dia foram o marco de 50 anos de SARA, bactérias multirresistentes, sepse e síndrome de burnout. Confira o que foi falado:

50 anos da SARA

Os 50 anos da Síndrome são comentados pelos especialistas John Marini, dos Estados Unidos, Lluís Blanch, da Espanha, Marcelo Amato, Brasil e Luciano Gattinoni, da Itália.

Os debatedores discorrem sobre como acontece VILI, como melhorar o diagnóstico, como ventilar volume corrente, pressão de platô e driving pressure e ECMO.

Após as explanações, o professor e intensivista italiano Luciano Gattinoni, realiza um apanhado histórico e disserta que, na literatura, muitos dos tratamentos já foram vistos, utilizados, descartados e hoje são revisitados.

Bactérias Multirresistentes

Em 'Atualização na antibióticoterapia das infeções de UTI nos cenários das bactérias multirresistentes', ministrado pelos brasileiros Denise Medeiros, Thiago Costa Lisboa, Marcelo de Oliveira Maia, pelo italiano Matteo Bassetti e pelo americano David Nicolau, houve consenso que as novas tecnologias devem avançar para proporcionar um diagnóstico microbiológico mais rápido.

Com o tempo economizado no diagnóstico, os antibióticos podem ser inseridos (ou não) de maneiras mais eficazes, seja em infecção intra-abdominal, relacionada a catéteres e outras.

O palestrante dr. Marcelo Maia, comenta sobre a campanha americana “Bad Bugs Need Drugs” de 2010, que visava a criação de 10 novas drogas até 2020. Ele completa que não conseguimos inventar novas moléculas, apenas compostos. A criação de moléculas seria uma opção menos agressivas aos pacientes.

Sepse

A Sepse é um tema recorrente nos debates da AMIB e está presente em diversas mesas de discussão do XXII Congresso Mundial. Isso ocorre porque a infecção é responsável pela ocupação de cerca de 25% dos leitos das UTIs, com índice de mortalidade maior que 50% dos pacientes.

Aconteceram hoje a palestra "Surviving Sepsis Campaign: o que temos de novo?", com palestrantes do Canadá, Brasil e Belize e moderadores de Israel e Estados Unidos, e a sessão “Comprometimento a longo prazo pós-sepse, em que os brasileiros dr. Cassiano Teixeira, dr. Felipe Dal Pizzo, dr. Fernando Bozza e dr. Luciano Azevedo dissertam sobre as evidências de alterações da funções neurais e cognitivas durante e pós sepse, com grande impacto na qualidade de vida dos pacientes sobreviventes.

Síndrome de Burnout

As implicações do burnout para os profissionais da terapia intensiva é tema de sessão temática sobre "Gestão, Qualidade e Segurança". Participaram da atividade palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Belize e Canadá. O brasileiro José Mário Meira Teles apresentou estudo sobre a incidência da síndrome realizado entre médicos intensivistas de Salvador, Bahia.

Entre as principais causas mapeadas em relação ao problema estão questões como o estresse moral e a chamada fadiga de compaixão.

Grandes nomes da terapia intensiva estão por vir. Acompanhe a cobertura no site e nas mídias sociais da AMIB para conhecer mais detalhes.

Comentários

+55 11 5089-2642

AMIB 2012 Todos os direitos reservados

Convergence Works