Publicada em 23/10/2015 às 11h17

Presidente eleito fala sobre o processo eleitoral

Na última quarta-feira (21.10), o Dr. Ciro Leite Mendes (PB) foi eleito por 73% dos eleitores para ser o presidente da AMIB na gestão 2018-2019. Ao seu lado, estarão Dr. José Roberto Fioretto (SP), como vice-presidente; Dr. Marcelo Maia (DF), secretário-geral; Dr. Cristiano Franke (RS), tesoureiro; e Dr. Flávia Machado (SP), presidente do Fundo AMIB.

Após a divulgação dos resultados, Dr. Ciro Mendes recebeu o Portal da AMIB.

Portal AMIB - O que o senhor levará para a sua atuação como Presidente Futuro, no próximo ano, da sua experiência como tesoureiro da Diretoria atual?

Dr. Ciro Leite Mendes - O aprendizado que eu tive como membro da Diretoria atual [2014-2015] ocupando o cargo de tesoureiro é muito significativo. Levo comigo o direcionamento estratégico que a AMIB tem imprimido por meio do planejamento traçado junto à Fundação Dom Cabral, o reconhecimento do trabalho que tem sido feito nos últimos anos, a lealdade dos que me apoiaram e, acima de tudo, a convicção que o meu sonho de tornar a AMIB cada vez mais fortalecida e, consequentemente, a minha especialidade, continua de pé e cada vez mais pungente.

Portal AMIB – Durante as suas visitas como candidato à eleição pelas diferentes regiões do país, o que notou que precisa ser aprimorado.

Dr. Ciro Leite Mendes - A grande queixa por onde passamos foi em relação ao reconhecimento da especialidade. Há uma necessidade cada vez mais importante para o reconhecimento por uma melhor remuneração dos profissionais intensivistas, e o reconhecimento que a nossa especialidade, realmente, faz a diferença na vida das pessoas. Isso, obviamente, passa por muitos fatores envolvidos. A principal lição que eu tiro de tudo que eu vi é que precisamos investir pesadamente na formação do intensivista. O intensivista brasileiro tem que ter uma formação técnica que faça com que ele seja um especialista diferenciado e que, realmente, faça a diferença no momento em que o paciente entra na UTI e, assim, que seja verdadeiramente reconhecido pelo médico assistente, pelo gestor de saúde, pelos familiares e pelo paciente. E para isso precisamos investir em formação. Nós temos que criar intensivistas comprometidos com a especialidade, que abrace a especialidade com a paixão que ela precisa, porque é uma especialidade árdua e, para tal, não vejo outra saída senão investir fortemente em formação. E esse será o foco de nossa gestão.

Portal AMIB – Qual será o seu papel como presidente Futuro, cargo que assumirá em 2016?

Dr. Ciro Leite Mendes – A Dra. Mirella Oliveira (PR), a próxima presidente da nossa associação, pode contar com a minha dedicação e apoio a todos os projetos que já estamos trabalhando e os novos que virão. Essa dedicação será quadruplicada e, tenho certeza, que poderei contribuir muito com a sua gestão.

Portal AMIB – Como avalia o processo eleitoral desse ano?

Dr. Ciro Leite Mendes – Muito positivo. O respeito e a transparência entre os candidatos foram pontos importantes em todo esse processo. Um processo eleitoral positivo, como foi esse, legitima o vencedor e credibiliza os candidatos que disputaram as eleições, fortalecendo, assim, a AMIB.

Portal AMIB – Qual a sua mensagem para os membros da sua chapa.

Dr. Ciro Leite Mendes - Tenho uma profunda e absoluta gratidão pelos membros que estarão comigo na diretora 2018-2019, pelo apoio que recebi de cada um deles e reconhecimento, por onde passamos, de que nós formamos uma grande equipe. Demonstramos isso nesse processo eleitoral. Formamos um time muito integrado e que tem compromisso com a AMIB.

Clique aqui para rever a proposta da Chapa 2 - AMIB de Norte a Sul

Comentários

+55 11 5089-2642

AMIB 2012 Todos os direitos reservados

Convergence Works