Publicada em 21/02/2012 às 09h40

Mensagem do Presidente da WFSICCM

Dezembro de 2004

Ao Presidente
Associação de Medicina Intensiva Brasileira
Caro Dr. José Maria da Costa Orlando

Ao nos aproximarmos do final do ano de 2004 e entrarmos num período de celebração que incorpora muitas culturas e crenças, em nome da WFSICCM, eu gostaria de enviar os votos de Feliz Natal junto com minha sincera esperança de paz e entendimento através do mundo. Para que nós possamos continuar nossa missão de alcançar os melhores níveis de qualidade na Medicina Intensiva, em todas as suas formas, para todos os pacientes necessitados desses serviços. Para que nós possamos criar as oportunidades e encorajar a colaboração internacional para diminuir a dor e o sofrimento das pessoas, objetivando a harmonia e a boa vontade entre todos os parceiros da comunidade global da Medicina Intensiva.

Se estivermos comprometidos a atingir resultados globais, nesse momento é apropriado relembrarmos os preceitos de nossa organização e seus objetivos. O maior sucesso da WFSICCM será transpor as diferenças entre os "standards" terapêuticos promulgados na Medicina do mundo desenvolvido e as modificações regionais específicas de cada país, necessárias para implantar os recursos mais apropriados e todas as intervenções eficientes possíveis. Eu encorajo todos nós a participarmos da colaboração global necessária para que tenhamos sucesso nessa importante tarefa. A Medicina Intensiva não deve ser uma abstração teórica dependente de vultosos recursos, mas uma realidade dependente das limitações dos recursos locais e das condições regionais. Deve ser incorporada num "continuum" de crescentes intervenções sofisticadas que acrescentem e partilhem a informação e, em última análise, transfiram essa tecnologia para o paciente. Nosso site ( www.world-critical-care.org ) e o futuro .PDF journal são ferramentas importantes para todos nós para aumentarmos o conhecimento, iniciarmos discussões e coletarmos dados para obtermos melhores resultados em cada país, compatíveis com os melhores níveis de atendimento.

Eu conto com sua colaboração e dos intensivistas brasileiros e espero encontrá-los em Buenos Aires durante nosso Congresso quadrienal, de 27 a 31 de agosto de 2005 ( www.sati.org.ar ). O Congresso de 2005 não somente vai eleger um novo Conselho e receber seus novos membros na Assembléia de Representantes, mas também será uma excelente oportunidade de apresentar novas idéias e discutir os atuais desafios. Eu solicito que a comunidade intensiva brasileira submeta seus trabalhos científicos para esse importante evento. As submissões eletrônicas serão aceitas até 01/03/2005 no site www.iccm2005.com.ar .

A WFSICCM está adentrando uma nova fase no seu desenvolvimento. A realidade é que nossas anuidades são modestas e nosso orçamento é mínimo. Portanto, a colaboração de todos e a integração de nossas capacidades de recursos humanos é imperativa. Solicito que todos nós façamos uma opção de nos juntarmos numa rede global, dedicada à expansão de nosso conhecimento sobre as doenças da Medicina Intensiva, através da inovação e da comunicação. Restrições de recursos jamais deverão anular nossa responsabilidade de prover a mais sofisticada atenção possível ao paciente, dentro das circunstâncias em que praticamos nossa Medicina. Se uma habilidade ou aptidão adicional puder ser obtida pelo compartilhamento da informação e da boa prática clínica, então é nossa responsabilidade utilizarmos quaisquer meios disponíveis para cumprirmos esse objetivo. Certamente, nossa comunidade global pode e deve se beneficiar da boa vontade e profissionalismo de todos nossos membros e colegas.

Eu desejo para todos nós um período de reflexão e um tempo de paz com um grande entendimento e colaboração globais. Nossa aldeia global está ameaçada; está conosco a possibilidade de resolvermos os problemas à nossa vista. Eu espero sinceramente trabalharmos juntos nessas soluções nos próximos anos.

Com meus melhores votos para um 2005 alegre, feliz e saudável, me despeço,

Cordialmente,

Philip D. Lumb, M.B., B.S., FCCM
Presidente da WFSICCM
Professor and Chairman, Department of Anesthesiology
Keck School of Medicine of the University of Southern California
Los Angeles, CA USA

PS: Eu ficaria muito grato se o senhor pudesse distribuir eletronicamente essa mensagem a todos os membros da AMIB, para que eles pudessem entender a importância de nosso compromisso com a WFSICCM e nossa proposta internacional. Aguardamos sua presença e de seus colegas em Buenos Aires.

Texto original traduzido do inglês pelo Dr. Flávio Maciel - Assessor de Relações Internacionais da AMIB.

Comentários

+55 11 5089-2642

AMIB 2012 Todos os direitos reservados

Convergence Works