Publicada em 27/07/2017 às 13h07

Homenagem AMIB ao Dia do Pediatra

No dia 27 de Julho, celebramos o Dia do Pediatra. E a AMIB, em reconhecimento desse profissional tão fundamental na Medicina Intensiva, reforça a importância da especialidade, que tem ligação direta com todas as áreas da Medicina.

É uma área de atuação muito ampla, que vai desde a ação do Neonatologista, que atende crianças em seus primeiros dias de vida, até os cuidados com crianças maiores, feitos pelos Pediatras, que reconhecem problemas em crianças saudáveis, indicam medidas profiláticas, cuidados com alimentação e outros”, detalha Dr. Paulo David João, do Comitê de Pediatria da AMIB.

Ele explica que a AMIB apoia a Pediatria de duas formas estratégicas. “A primeira é na ampliação do número de leitos pediátricos e neonatal. Ainda faltam muitos leitos, a distribuição é heterogênea, com mais leitos no Sul, Sudeste e menos no Norte e Nordeste. Sabemos que em alguns estados, existem leitos pediátricos apenas nas capitais”, detalha o Dr.

A segunda é na ampliação do número de Pediatras e Neonatologistas associados e titulados em Medicina Intensiva. “Hoje 1/6 dos associados da AMIB são Pediatras ou Neonatologistas. Queremos ampliar esse número. Para isso, somente em 2017, oferecemos dois novos cursos voltados exclusivamente para esse público”, acrescenta.

Em todo o Brasil, há carência de Pediatras, inclusive nas cidades maiores. “O ideal é que as crianças consigam tratar ocorrências graves na faixa etária correta. Por isso, os leitos de UTI neonatal são fundamentais. Quanto mais cedo um bebê com um problema sério é tratado, é menor a chance de sequelas. Dessa forma, precisamos de mais leitos pediátricos e neonatais nas UTIs, mais Pediatras, mais Neonatologistas e mais titulados em Medicina Intensiva Pediátrica”.

Nesse cenário, também é importante a capacitação dos profissionais. “A AMIB incentiva fortemente essa formação, estimulando os Pediatras a fazerem mais residências nas UTIs pediátricas e neonatais. Quem tem nossa titulação pode atuar nas duas modalidades. Com esse objetivo, a AMIB criou, já há alguns anos, uma Comissão Paritária com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), para aplicação conjunta da prova de titulação”, ele explica.

Este ano, as inscrições para titulação de Especialista em Medicina Intensiva Pediátrica continuam abertas até 31 de julho. A prova teórica acontecerá um dia antes do Congresso Mundial de Medicina Intensiva, em 7 de novembro. Os aprovados nesta fase precisam obter nota mínima 6,0 para seguirem no processo. Na prova prática, que acontecerá em 12 de novembro, durante o evento, a nota mínima exigida também será 6,0. Para mais detalhes e inscrições clique aqui.

No Dia do Pediatra, a AMIB parabeniza todos os profissionais de Pediatria e Neonatologia que perseveram na missão de cuidar da saúde de nossas crianças em todo o Brasil.

 

Comentários

+55 11 5089-2642

AMIB 2012 Todos os direitos reservados

Convergence Works