A AMIB
Título de Especialista
EDUCAÇÃO
Fundo AMIB
Periódicos
Certificados

Publicada em 29/11/2013 às 12h22

Hiperinsuflação manual para desobstrução das vias aéreas em pediatria: revisão sistemática

Autores: Vanessa Cristina Waetge Pires de Godoy, Nathalia Mendonça Zanetti, Cíntia Johnston

OBJETIVO: Avaliar, na literatura, a aplicação da hiperinsuflação manual como técnica de fisioterapia respiratória em pediatria, considerando a desobstrução das vias aéreas como desfecho principal.

MÉTODOS: Revisão realizada nas bases eletrônicas Lilacs, Biblioteca Cochrane, Medline (via Biblioteca Virtual em Saúde e Pubmed), SciELO e PEDro (período de 2002 a 2013), utilizando os descritores: "physiotherapy (techniques)" "respiratory therapy" "intensive care" e "airway clearance". Os estudos foram selecionados e classificados por nível de evidência e recomendação (método Oxford Centre for Evidence-Based Medicine) por dois avaliadores, e um terceiro avaliador refez a pesquisa e conferiu a classificação dos artigos.

RESULTADOS: Foram inclusos 3 estudos, que somaram 250 crianças (de zero a 16 anos). Os principais diagnósticos encontrados foram: insuficiência respiratória aguda, pós-operatório de cardiopatias congênitas e abdominais alta, transplante de medula óssea, asma, reconstrução traqueal, lesão cerebral, lesão de vias aéreas e doenças pulmonares heterogêneas. Os estudos foram classificados em nível de evidência 2C e grau de recomendação C.

CONCLUSÕES: A hiperinsuflação manual parece ser útil para a desobstrução das vias aéreas nessa população, embora as evidências da literatura sejam ainda insuficientes. Assim, são necessários estudos controlados e randomizados para determinar a segurança e a eficácia da hiperinsuflação manual em pediatria. A mesma deve ser realizada somente por fisioterapeutas treinados.

Palavras-chave: Modalidades de fisioterapia; Insuflação; Obstrução das vias respiratórias; Unidades de terapia intensiva pediátrica.

Dados de Publicação: 2013;25(3):258-262

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

Lembramos que esse e outros textos estão disponíveis do site da RBTI (www.rbti.org.br)

Comentários

Conteúdo Relacionado

+55 11 5089-2642

AMIB 2012 Todos os direitos reservados

Convergence Works