AMIB realiza primeira Assembleia de Associados-Representantes – AR de 2024

Na sexta-feira, 12 de abril, ocorreu na Sede AMIB em São Paulo a primeira Assembleia de Associados-Representantes (AR) de 2024, na qual participaram ativamente os presidentes das regionais, bem como os associados-representantes, os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Consultivo e os presidentes das Comissões e Departamentos da AMIB.

Na AR compete a avaliação e aprovação das contas do ano anterior, após parecer emitido pelo Conselho Fiscal (ConFi), os relatórios das atividades sociais, a aprovação do conteúdo dos regimentos das comissões, comitês, departamentos, AMIBNet, CCS e afins, a eleição do local e do presidente do CBMI, além da aprovação do valor das anuidades, entre outros assuntos.

Os novos entendimentos discutidos garantem cada vez mais o fortalecimento da especialidade e o cuidado com os profissionais que lidam com o paciente crítico.

AMIB visita laboratório da Cristália

No dia 27 de março de 2024, Dra. Patrícia Mello, Diretora-Presidente da AMIB, Dr. Ricardo Goulart Rodrigues, Diretor Secretário-Geral, Dr. Ederlon Rezende, Presidente do Conselho Consultivo e Antônio Peres, Gerente Geral da AMIB, realizaram uma visita ao laboratório Cristália em Itupeva, São Paulo. Este encontro marca um avanço no desenvolvimento e no fortalecimento das parcerias entre ambas as instituições.

Estiveram presentes na reunião José Carlos Modolo, Diretor de Produção; Marcelo Sturaro, Gerente de Relações Médicas; Charles Ferreira, Gerente de Produto; Flavia Tescari, Gerente Médica; Iara Dambroski, Assistente de Marketing; Leonardo Altobelli, Diretor de Marketing; e Walter Ricci, Diretor Comercial.

A AMIB reitera seu compromisso em promover parcerias estratégicas que beneficiem o intensivista e o paciente crítico, enquanto o laboratório Cristália demonstra seu engajamento em investir em iniciativas que impulsionem o avanço científico e tecnológico na área da saúde.

Homenagem ao Ex Presidente Dr. Cid David

Ontem, 7 de abril, a Medicina Intensiva Brasileira perdeu uma de suas figuras mais representativas com o falecimento do Dr. Cid Marcos Nascimento David.

Médico intensivista que contribuiu para o desenvolvimento da especialidade nacionalmente, Dr. Cid deixa um legado para a especialidade e para a AMIB, associação que contribuiu de forma inequívoca como um de nossos presidentes.

Para relembrarmos sua importante trajetória, Dr. Marcelo Moock, escreveu uma homenagem a seu colega e amigo. Confira:

FOI-SE UM GRANDE….

Cid Marcos David era capixaba mas fez sua formação e vida profissional no Rio de Janeiro. Graduação em Medicina, Residência Médica, Mestrado, Doutorado e Docência na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professor, também, da PUC do Rio de Janeiro. Teve uma vida associativa e foi um dos fundadores da Medicina Intensiva Brasileira. Não há nada que Cid não tenha feito. Foi Professor, Pesquisador, Médico Assistente, Coordenador de Serviço de Tratamento Intensivo, Autor de livros de referência, sobretudo em Ventilação Mecânica, seu grande foco de interesse.

Foi Presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio de Janeiro (SOTIERJ). No período de 1998 a 2001 realizou dois mandatos como Presidente da AMIB. Nesta oportunidade compus sua diretoria e nos tornamos mais próximos. Pude apreciar sua inteligência e sua crença na educação e capacitação dos profissionais para o desenvolvimento da Terapia Intensiva. Nesta época já era um professor, pesquisador e médico muito reconhecido e respeitado. Este prestígio ajudou na luta pelo reconhecimento da Medicina Intensiva, como uma das cincoenta especialidades (à época), conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina 1634 de 29/04/2002. Este foi um enorme passo na longa caminhada pelo desenvolvimento da nossa especialidade.

Seguiu contribuindo e liderou projetos que determinaram o desenvolvimento de cursos importantes como os Fundamentos em Terapia Intensiva (FCCS), Terapia Nutricional do Paciente Grave (TENUTI), Curso de Imersão em Terapia Intensiva Neurológica (CITIN),entre outros, assim como o primeiro projeto de qualidade em terapia intensiva o QuaTI. Outra enorme colaboração foi o Projeto de Pós Graduação da AMIB também desenvolvido sob sua liderança.

Pude acompanhar o Cid em vários cursos e aprendi muito com ele. Além do conhecimento robusto, possuía uma didática excepcional, transmitindo com facilidade conceitos e fundamentos complexos. Cumpria esta tarefa com maestria e brilhantismo. Entregava este mister com doçura e de maneira serena. Aliás estes foram destaques do seu temperamento, homem gentil, afável e cordial.

Cid orientou vários projetos de mestrado e doutorado. Seus discípulos estão espalhados pelo Brasil amplificando o conhecimento recebido.

Foi casado duas vezes, sua segunda mulher é a nossa colega Rosane Goldwasser. Deixa filhos e netos.

Cid vai habitar o Panteão da Medicina Intensiva Brasileira. Terá como vizinhos outros grandes que se foram e tanto contribuíram como: João Mattar, Luiz Carlos Pássaro, José Luiz Ratton, Luis Antonio Factore (Totonho), Flávio Maciel, Renato Terzi e Pedro Celiny.

Marcelo Moock

Sociedade Coreana de Medicina de Cuidados Críticos (KSCCM) apoia participação da AMIB em 44º Congresso Anual de Cuidados Críticos em Seul

A Sociedade Coreana de Medicina de Cuidados Críticos (KSCCM) está promovendo seu 44º Congresso Anual, juntamente com a Conferência de Cuidados Agudos e Críticos 2024, que acontecerá de 25 a 26 de abril no Grand Intercontinental Seoul Parnas, em Seul, Coreia.

A KSCCM apoiará a taxa de inscrição para que os Associados da AMIB participem do evento. Acesse com o código de isenção de taxa de inscrição: AMIB2024 no site oficial do evento ACCC.or.kr.

O evento será uma oportunidade para profissionais de saúde e pesquisadores discutirem e compartilharem as mais recentes descobertas e práticas inovadoras no campo dos cuidados críticos. O congresso será conduzido em coreano e inglês, permitindo uma participação ampla e diversificada.

Com o apoio do CFM, AMIB realiza pesquisa para conhecer a realidade da assistência nas UTIs brasileiras

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), lançou nesta segunda-feira (2/4) uma pesquisa para conhecer detalhes da prática da Medicina Intensiva no Brasil. Serão convidados, via e-mail cadastrado junto ao CFM, médicos que se dedicaram à Medicina Intensiva como atividade profissional nos últimos 12 meses.

De acordo com o presidente do CFM, José Hiran Gallo, o objetivo do trabalho é ampliar o conhecimento de questões relevantes sobre a prática e as condições de trabalho nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Brasil. No seu entendimento, esse tipo de levantamento tem papel estratégico nas ações em defesa da medicina e dos pacientes.

“Essa iniciativa é extremamente importante porque vai trazer informações essenciais para as estratégias de valorização, reconhecimento e fortalecimento da Medicina Intensiva em nosso país. Nós vamos poder conhecer melhor a realidade do mercado de trabalho, de remuneração, as condições de trabalho e até mesmo o Burnout dos médicos que estão atuando em nossas UTIs”, diz a presidente da AMIB, Patricia M. V. de Carvalho Mello.

O preenchimento do questionário tomará alguns minutos e contribuirá para as entidades de representação da categoria desenvolverem estratégias de valorização da especialidade e defenderem melhorias das condições de trabalho. Poderão receber o inquérito médicos sem nenhum Registro de Qualificação de Especialista (RQE), médicos com RQE em Medicina Intensiva, e médicos com RQE em especialidades afins como Anestesiologia, Pneumologia, Cirurgia Geral e Cardiologia, por exemplo.

O Presidente do Conselho Consultivo da AMIB, Ederlon Alves de Carvalho Rezende, reforça o convite aos médicos e a importância da participação da categoria: “Você, médico, por favor, quando receber o e-mail do Conselho Federal de Medicina, responda o questionário. Os dados irão nos ajudar a cuidar das políticas de defesa de nossa especialidade”.

Os links de acesso aos questionários serão encaminhados duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras. As entidades médicas orientam ainda que os médicos verifiquem os e-mails classificados como spam. Os dados serão tratados segundo critérios de sigilo.

UTIs Brasileiras: Reconhecendo a excelência no cuidado ao paciente crítico

Na Medicina Intensiva, onde cada segundo é crucial e cada decisão pode determinar a vida ou a morte, a busca pela excelência é constante. Desde 2010, o projeto UTIs Brasileiras tem sido um guia, promovendo melhorias contínuas no cuidado oferecido nas unidades de terapia intensiva em todo o Brasil.

Idealizado pela parceria entre a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a EPIMED, o projeto visa caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs no País, fornecendo dados relevantes para orientar políticas de saúde e estratégias para elevar o padrão de atendimento aos pacientes críticos.

Segundo o Dr. Ederlon Rezende, coordenador do projeto, o reconhecimento às UTIs não se trata de um ranking, visto que a ordem dos hospitais é alfabética. Dos 800 hospitais participantes do UTIs Brasileiras, 157 (19,6%) receberam a distinção. Essa distinção é concedida aos hospitais que tem UTIs que apresentam um desempenho no melhor tercil, abaixo de 33,3%, em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e utilização de recursos, também ajustada à gravidade.

“É importante notar que a lista de hospitais reconhecidos não se restringe a instituições renomadas no eixo São Paulo-Rio, mas inclui também hospitais de cidades do interior e unidades públicas. Isso ressalta que a excelência das UTIs não é exclusiva de grandes centros urbanos ou instituições privadas, mas sim, resultado de equipes bem treinadas, organizadas e dedicadas, independentemente do contexto”, revela Dr. Ederlon. Outro ponto a ser destacado é que cerca de 40% dessas UTIs estão vinculadas a hospitais públicos, refletindo um aumento significativo na participação dessas instituições nos últimos anos. “Esse reconhecimento não só prestigia os hospitais, mas também valoriza a dedicação de suas equipes na busca pela excelência e melhores resultados”, complementa.

A Dra. Patrícia Mello, Diretora Presidente, ressalta a importância do projeto para o avanço da qualidade e segurança do atendimento ao paciente grave. “A participação ativa das UTIs no projeto não apenas promove uma nova cultura de análise de dados, mas também estimula a busca contínua pela melhoria da qualidade e segurança do paciente.”

Neste contexto, é fundamental reconhecer o papel central do elemento humano e da equipe na conquista desses resultados excepcionais. “Certamente, uma equipe multiprofissional bem organizada, qualificada e comprometida com a qualidade é o pilar fundamental sobre o qual repousa a excelência das UTIs brasileiras.”, finaliza a presidente.

Em resumo, o projeto UTIs Brasileiras não é apenas um registro epidemiológico, mas um testemunho vivo do compromisso da comunidade médica brasileira com a excelência no cuidado ao paciente crítico.

Por meio da coleta e análise de dados, da implementação de melhores práticas e do reconhecimento da dedicação das equipes, estamos pavimentando o caminho para um futuro em que cada paciente receba o mais alto padrão de cuidado, independentemente da localização.

Conheça os hospitais que se destacaram nesta jornada de excelência: https://www.amib.org.br/utis-certificacao/

AMIB participa de reunião no Ministério da Saúde sobre criação de Memorial em homenagem às vítimas da COVID-19

Hoje, 11 de março, o Dr. Marcelo Maia, Presidente Passado da AMIB, representou a associação ao participar de uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília. O encontro, realizado no Palácio do Itamaraty, contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e teve como objetivo discutir a criação de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19. Foi em 11 de março de 2020 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a situação de pandemia, reconhecendo a disseminação do vírus em todos os continentes.

A proposta para o memorial visa proporcionar um espaço dedicado à memória e reflexão sobre as causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia. Além disso, busca estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos, oferecendo uma perspectiva valiosa para as futuras gerações aprenderem com os desafios enfrentados durante este período histórico.

“A participação da AMIB reforça o compromisso da Terapia Intensiva em contribuir para iniciativas que honram as vítimas da pandemia e promovem a conscientização sobre a importância da saúde pública”, ressalta o Dr. Marcelo.

Dra. Patricia Mello, Presidente da AMIB, complementa: “O memorial além de ser um tributo às vidas perdidas, deverá ser também símbolo de resiliência, solidariedade e cooperação na busca por soluções diante de desafios de escala global na saúde pública”

AMIB disponibiliza versão digital da Revista da Gestão 2022-2023

Informamos que a AMIB disponibilizou a versão digital da Revista da Gestão 2022-2023. Nesta edição, proporcionamos aos nossos membros uma análise aprofundada das conquistas e avanços alcançados pela Diretoria Executiva nos últimos dois anos.

A Revista da Gestão é um regitro do comprometimento da AMIB em impulsionar continuamente o avanço da medicina intensiva.

Clique aqui para acessar a versão digital e explorar os principais acontecimentos relacionados à gestão da Diretoria Executiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB, no biênio 2022-2023.

Resultado dos Votos Apurados para Coordenadores de Cursos AMIB – Gestão 2024-2025

A Associação Brasileira de Medicina Intensiva – AMIB informa, por meio desta nota, os resultados apurados dos votos para a escolha dos coordenadores de cursos, conforme estabelecido no artigo 11º do Regimento Geral dos Cursos da AMIB, para a gestão 2024-2025.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O RESULTADO

AMIB recebe o Prêmio Caio Sustentabilidade pelo 27º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva

Com grande satisfação e orgulho, anunciamos que a Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB foi consagrada como a vencedora do Prêmio Caio Sustentabilidade, na categoria Evento de Responsabilidade Social e Ambiental Cliente. A conquista desse prestigioso reconhecimento se deu por meio do case do 27º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, uma iniciativa que demonstra o comprometimento da AMIB com a promoção da sustentabilidade e a responsabilidade social.

O Jacaré de Ouro, prêmio máximo da categoria, representa o reconhecimento da excelência e inovação trazidas pelo congresso na integração de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis com foco na inclusão. Parabenizamos o Instituto Brasileiro De Petróleo e Gás e o Shopping Pátio Paulista, ganhadores do Jacaré de Prata e Jacaré de Bronze.

A AMIB continua a ser uma referência não apenas na promoção de avanços científicos na medicina intensiva, mas também na defesa de práticas que contribuem para um futuro sustentável e socialmente consciente para a melhora do bem coletivo. Parabenizamos a todos os envolvidos por essa conquista significativa e esperamos que seu exemplo inspire outras instituições a seguirem o caminho da sustentabilidade e responsabilidade social em seus eventos e iniciativas.