Publicada em 31/07/2017 às 18h55

AMIB apoia Simpósio de Cuidados Farmacêuticos SBRAFH

A AMIB apoiou a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde – SBRAFH – durante o Simpósio de Cuidados Farmacêuticos ao paciente crítico, que aconteceu em junho, em Brasília, como parte do Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar.

De acordo com Daiandy da Silva, Farmacêutica e Presidente do Departamento de Farmácia AMIB, os principais objetivos do Simpósio foram compartilhar as contribuições dos farmacêuticos na equipe da UTI  e proporcionar uma atualização qualificada aos farmacêuticos clínicos que atuam ou pretendem atuar em terapia intensiva. “Também achamos importante divulgar a especialidade aos demais farmacêuticos, como uma oportunidade de ampliar o campo de conhecimento na área da Farmácia Clínica Hospitalar”, conta.

“Não podemos pensar em ingressar o cuidado farmacêutico em qualquer especialidade clínica sem que tenhamos apoio das sociedades científicas de outros profissionais de saúde. A AMIB valoriza o trabalho da equipe multiprofissional e luta por ampliação e melhorias nos serviços de Terapia Intensiva de todo o país. Muitos estudos concluem que os farmacêuticos podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, redução da morbi-mortalidade e dos custos em saúde. O apoio da AMIB foi importante não só para a divulgação do Simpósio, mas também para o reconhecimento da importância do nosso trabalho na equipe multiprofissional da UTI”, relata a farmacêutica Michelle Nunes, diretora executiva da Sociedade Brasileira de farmácia Hospitalar (SBRAFH).

Durante o evento, também foi feita divulgação do Congresso Mundial e Brasileiro de Medicina Intensiva, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro e do lançamento da trilha de conhecimento da Farmácia no EAD AMIB, que será lançada em breve, para os farmacêuticos associados AMIB. “Essa parceria resultará, com certeza, em novos associados tanto na AMIB quanto na SBRAFH”.

O congresso brasileiro contou com mais de 1.000 congressistas participantes. Os temas de maior interesse abordavam o cuidado farmacêutico ao paciente crítico. “O evento foi um sucesso. Estimamos que cerca de 600 congressistas, passaram pelas apresentações do Simpósio” comemoram as farmacêuticas, acrescentando que os temas abordados foram: Metodologias e ferramentas para avaliação farmacêutica de pacientes críticos; Uso Racional dos Antimicrobianos: do controle à inovação, através da pK/pD para novos modos de uso do velho arsenal terapêutico em UTI; Peculiaridades do paciente pediátrico e neonatal na UTI; além de temas clássicos como Prevenção de eventos adversos e reações adversas; e Analgesia, Sedação e Delirium na UTI.

A avaliação do evento pelos participantes também foi excelente. Elas explicam que os resultados foram relativos ao maior conhecimento do segmento e sua importância pelas entidades farmacêuticas; bem como gestores de Farmácia Hospitalar, que são fundamentais para garantir a presença do farmacêutico na UTI; e do Conselho Federal de Farmácia, que tem papel chave na regulamentação da presença do farmacêutico clínico exclusivo na beira do leito junto da equipe multiprofissional.

“Além disso, o grupo de palestrantes do evento, em sua maioria farmacêuticos que atuam na Terapia Intensiva, associados à AMIB, ganhou maior coesão, passado a planejar cursos e materiais de educação continuada na área, para auxiliar farmacêuticos de todo o país que queiram contribuir nas UTI's dos hospitais em que trabalham. Compartilhar experiências e unificar as informações ajudará a categoria a evoluir e fornecer melhor suporte ao paciente e à equipe de saúde”.

“Agradecemos também aos participantes e palestrantes e, especialmente, às colegas Lívia Maria Gonçalves Barbosa e Nathalia Lobão, membros do departamento de farmácia da AMIB por todo auxílio e dedicação para o sucesso do evento”, concluem.

Comentários

+55 11 5089-2642

AMIB 2012 Todos os direitos reservados

Convergence Works