Credenciamento PEMI

 

 

 

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO INTENSIVISTA

 

A AMIB oferece programas de educação continuada visando à atualização médica bem como a formação do médico intensivista.

Os programas de formação do intensivista têm como objetivo formar o médico especialista em Medicina Intensiva capacitando-o com a aquisição das competências, habilidades e atitudes recomendadas pelo Programa de Competências em Medicina Intensiva-PROCOMI e habilitando-o para prestar a prova de título da especialidade obtendo assim o reconhecimento da AMIB/AMB bem como o registro de especialista em Medicina Intensiva junto ao CRM.

Existem duas vias de formação do intensivista em nosso país:  os Programas de Residência Médica credenciados pelo MEC, os quais tem a duração de dois anos e que para ingresso no programa o candidato deve ter cumprido residência médica – MEC em uma das áreas consideradas como pré-requisito pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM (Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia ou Anestesiologia).  Esses programas reportam-se à CNRM/MEC e habilitam seu egresso a prestar prova de título de especialista da AMIB/AMB bem como a registrar-se imediatamente após o término do programa de residência como especialista em Medicina Intensiva junto ao CRM.

A segunda via de formação do intensivista se dá através da conclusão de um “Programa de Especialização em Medicina Intensiva em Centro Formador credenciado pela AMIB - PEMI-AMIB”. Esses programas ocorrem através de treinamento teórico e prático em centros devidamente credenciados e reconhecidos para tal função e também habilitam seu egresso a prestar prova de título de especialista em Medicina Intensiva AMIB/AMB. O participante desses programas é denominado de “especializando” enquanto o participante dos programas de Residência Médica  é denominado de “residente” e ao contrário do egresso dos programas de residência médica, o especializando só poderá registrar-se no CRM como especialista em Medicina Intensiva após aprovação na prova de título da especialidade realizada pela AMIB/AMB.

O acesso do candidato a um PEMI-AMIB pode ocorrer de duas formas:

1.                Acesso Direto em PEMI-AMIB de 3 anos.

2.                PEMI-AMIB com duração de 2 anos para o candidato que tenha concluído Residência Médica- MEC ou Programa de Especialização reconhecido pela respectiva sociedade nas áreas de Clinica Médica, Anestesiologia, Cirurgia, Pediatria, Neurologia, Infectologia ou Cardiologia. Veja lista de programas PEMI-AMIB credenciados.

Os programas de atualização têm como objetivo gerar oportunidade de educação continuada a profissionais que atuam em Terapia Intensiva bem como a profissionais de outras especialidades que lidam com pacientes graves e incluem simpósios, congressos regionais e nacionais além de uma série de cursos AMIB os quais abordam de forma intensiva em um formato de imersão, os principais temas da especialidade. Além desses programas, a AMIB desenvolveu e chancela em parceria com instituições de ensino superior um programa avançado de Pós-graduação lato-senso em Medicina Intensiva reconhecido pelo MEC e oferecida em todo território nacional. Veja aqui os programas de atualização oferecidos pela AMIB e os locais onde poderá cursa-los:

·        Cursos AMIB 

·        Pós Graduação AMIB

 

RESPOSTA A PERGUNTAS FREQUENTES

1.                 Quais os pré-requisitos para poder prestar a prova de titulo de especialista da AMIB/AMB?

Para prestar prova de título em Medicina Intensiva AMIB/AMB o candidato deve preencher um dos 3 requisitos abaixo:

a.     Ter concluído Residência Médica em Medicina Intensiva em programa de Residência Médica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica – MEC

b.     Ter concluído Programa de Especialização Medicina Intensiva AMIB em Centro Formador AMIB credenciado – PEMI AMIB

c.      Ter 8 anos de formado e comprovar mínimo de 5 anos de experiência profissional em Medicina Intensiva

*Observação 1: A partir de 2016 o item “c” não mais será considerado como via de habilitação para a prova de título de especialista em Medicina Intensiva permanecendo apenas os itens “a” e “b”.

**Observação 2: A pós-graduação lato senso é um curso de atualização médica e não de formação médica sendo um programa essencialmente teórico. Portanto, a conclusão da pós-graduação latu senso, per si, não habilita o candidato a inscrever-se na prova de título.

 

2.                 Porque a pós-graduação lato senso não habilita o candidato a prestar a prova de título de especialista da AMIB/AMB?

 

A pós-graduação lato senso é um curso de atualização médica e não de formação médica sendo um programa essencialmente teórico. Portanto, a conclusão da pós-graduação latu senso per si, não habilita o candidato a inscrever-se na prova de título.

 

3.                 Por que fazer a pós-graduação latu-senso em Medicina Intensiva AMIB?

 

A.     Porque é um programa com garantia de qualidade que abrange todos os temas da especialidade de forma ampla, com aulas que contemplam evidências científicas atualizadas porém com forte enfoque prático possibilitando aplicação do conteúdo abordado de forma imediata na prática clínica do médico;

B.     Porque todos os preceptores são selecionados por sua liderança na especialidade, pela extensa vivência clínica além de experiência e reconhecimento no ensino da medicina intensiva;

C.     Por que durante a pós-graduação você terá oportunidade de fazer os cursos de imersão AMIB: CITIN - Neurointensivismo, VENUTI- Ventilação Mecânica, TENUTI - Nutrição, SEPSE, Hemodinâmica, Terminalidade e Cuidados Paliativos, ECOTIN – Ecocardiografia no paciente grave;

D.    Porque é uma excelente maneira de estudar e estar preparado para a prova de título de especialista AMIB/AMB;

E.      Porque em todos os módulos o coordenador local que é um líder local da Medicina Intensiva além dos professores esta presente durante as aulas enriquecendo as discussões e trazendo os temas para uma abordagem que individualiza e contempla as necessidades locais e dos alunos de forma personalizada;

F.      Porque é a única pós-graduação com a chancela e o selo de qualidade AMIB.

4.                 Por que o egresso de programas de Residência Médica deve prestar a prova de título AMIB/AMB se após concluir a Residência ele já pode se registrar no CRM como especialista?

A aprovação em prova de título da especialidade é desenvolvida e aplicada pela sociedade representativa da mesma sob a chancela da AMB e reflete a comprovação da aquisição das habilidades, competências e atitudes necessárias ao especialista.

A titulação da sociedade de especialistas representa portanto o selo de qualidade da formação do profissional e é essencial para que o mesmo possa sedimentar sua liderança entre seus pares, na especialidade e na comunidade em que atua.

 

 

 

 

 

    +55 11 5089-2642

    AMIB 2012 Todos os direitos reservados

    Convergence Works