PALESTRANTES

CBMIP 2018 – Palestrantes Nacionais
  • Multiprofissional
    Mestre pelo Programa de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará na linha Políticas e Gestão para a Prática Clínica em Enfermagem e Saúde com ênfase em doenças infecciosas e parasitárias. É membro da Gestão Colegiada em Enfermagem do Hospital Distrital Dr. Fernandes Távora (Instituto Práxis Fortaleza) e Gerente Geral do Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social – Hospital Dr. Estevam Ponte, além de supervisionar a unidade do Instituto Práxis em Parnaíba. Coordena o Núcleo de Pesquisa Clínica – Práxis Parnaíba.
  • Multiprofissional
    Fonoaudióloga. Doutora e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
  • Multiprofissional
    Psicóloga Clínica e da Saúde pelo CFP. Especialista em Saúde Pública. Psicóloga do Centro Pediátrico do Câncer do Hospital Albert Sabin (HIAS) e Preceptora da Residência Integrada em Saúde. Professora na Unicatólica de Quixadá.
  • Pediatria
    Coordenador de Pesquisa em Pediatria do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).
  • Pediatria
    Professor Colaborador do Departamento de Pediatria da FMUSP. Coordenador da CTI do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP e Coordenador da Equipe de Terapia Nutricional do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP.
  • Multidisciplinar
    Possui Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente na Universidade Estadual do Ceará, graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2006), Pós graduação em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federa do Ceará e Pós graduação em Fisioterapia Cardiovascular e Pneumofuncional pela Universidade de Fortaleza, Pós graduação em gestão do trabalho e da educação na saúde pela Uece e Fiocruz. Atualmente é Fisioterapeuta na Unidade de terapia intensiva pediátrica cardiológica e setor de reabilitação cardíaca pediátrica do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Tem experiência na área de pediatria, respiratória e cardiovascular, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da criança, reabilitação cardíaca e Fisioterapia respiratória.
  • Multidisciplinar
    Fisioterapeuta Doutora em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança pela Faculdade de Medicina (FAMED), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pós-doutoranda em Saúde da Criança, Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela ASSOBRAFIR. Atua em assistência, ensino e pesquisa científica em Terapia Intensiva e Fisiologia/Fisiologia Respiratória e do Exercício.
  • Pediatria
    Médica formada pela Universidade Federal do Ceará, no semestre de 2013.1, realizou seu internato no Hospital Universitário Walter Cantídio. Terminou Residência Médica em Pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC) em 2017. Cursando o Programa de Residência Médica em Terapia Intensiva Pediátrica no Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA) com término programado para 28/2/2019.
  • Neonatologia
    Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1997). Residência em Pediatria pela Universidade Federal do Ceará (2000). Residência em Neonatologia pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand/UFC (2001). Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2016). Médica Neonatologista na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (2002 – atualmente).
  • Pediatria
    Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Professor Assistente Doutor da Universidade Cidade de São Paulo. Médico Intensivista do Hospital Santa Catarina, São Paulo, SP. Instrutor do PALS pela American Heart Association.
  • Pediatria
    Médica Pediatra. Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica. Coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin. Coordenadora da Pediatria e UTI Pediátrica do Hospital Regional UNIMED – Fortaleza.
  • Pediatria e Neonatologia
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2004), Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas a Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Ex-professora do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (2006-2012), instrutora do curso de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, integrante da câmara técnica de pediatria do Conselho Regional de Medicina – CE, Ex-coordenadora da disciplina de habilidades médicas III da Universidade de Fortaleza, preceptora da residência de neonatologia da Universidade Federal do Ceará, médica pediatra da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Serviço de Neonatologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand – Universidade Federal do Ceará desde outubro de 2011. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neonatologia. Presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (2011–2014).
  • Pediatria
    Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Residência Médica em Pediatria. Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica, Cardiologia Pediátrica e Ecocardiografia Pediátrica. Título de especialista pela AMB em Pediatria e Terapia Intensiva com área de Atuação em Terapia Intensiva Pediátrica. Mestrado e Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Botucatu. Cardiologista pediátrico e intensivista pediátrico no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.
  • Pediatria e Neonatologia
    Médica Pediatra com Especialização em Neonatologia. Preceptora e Supervisora da Residência Médica em Neonatologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Coordenadora da Unidade Neonatal do Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição (HDNSC). Instrutora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
  • Neonatologia
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria Regional Rio de Janeiro (1997), residência médica pela Hospital da Lagoa (1994) e residência médica pela Universidade Federal do Ceará (1995). Atualmente é médico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Médico da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Médico do Hospital Geral Dr. César Cals, Médico da Unimed Fortaleza e Médico do Consultório Particular. Atuando principalmente nos seguintes temas: Representações sociais, Adolescentes, Câncer.
  • Multidisciplinar
    Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2010).
  • Multiprofissional
    Nutricionista pela Universidade Estadual do Ceará. Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário Estácio do Ceará. ​​​​​​​Avaliador do MEC (INEP) de reconhecimento de curso de Graduação de Nutrição.
  • Pediatria e Neonatologia
    Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará – UFC Campus Sobral (2009), com Residência em Pediatria (2012) e em Neonatologia (2014) pela Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – USP. Título de especialista em Pediatria (2012) e em Neonatologia (2014) pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria. Tutora em Atenção Humanizada ao Recém-nascido – Método Canguru, capacitada pelo Ministério da Saúde do Brasil (2013).
  • Multidisciplinar
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1997). e especialização e Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Atualmente é coordenadora do serviço de Psicologia do Hospital da Cidade e do Hospital Teresa de Lisieux.
  • Multiprofissional
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Especialista Profissional em Fisioterapia em Terapia Intensiva com área de atuação em Neonatologia e Pediatria pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). Técnica em Espirometria pela Sociedade Brasileira de Tisiologia e Pneumologia (SBPT). Atualmente é fisioterapeuta da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC-UFC – EBSERH) e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) atuando como Assessora Técnica em Pesquisa. Docente do Curso de Fisioterapia nas disciplinas de Fisioterapia Pneumofuncional, Bases Clínicas de Fisioterapia Pneumofuncional, Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria, Fisioterapia Neonatológica e Pediátrica, Exames Diagnósticos do Centro Universitário UniFanor/Wyden. Orientadora de Trabalho de Conclusão do Curso de Fisioterapia da UniFanor/Wyden.
  • Pediatria
    Professor Titular de Pediatria da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Chefe do Serviço de Emergência e Medicina Intensiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Brasil). Senior Editor do Pediatric Critical Care Journal.
  • Pediatria e Neonatologia
    Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista (1991), mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Disciplina de Neonatologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Tem experiência na área de Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças respiratórias do RN, surfactante pulmonar e prognóstico de RN.
  • Pediatria e Neonatologia
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982). Atualmente é médico do Governo do Estado do Ceará e médico da Universidade Federal do Ceará, é Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neonatologia e Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, distúrbios metabólicos, perinatologia, recém-nascidos e neonatologia.
  • Pediatria
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista (1991) concluiu residência médica na mesma instituição em pediatria e na área de concentração em Imunologia Pediátrica (1994), mestrado em Pediatria (Botucatu) pela Universidade Estadual Paulista (2000) e doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de medicina de Botucatu – UNESP (2009). Atualmente é docente da Universidade Estadual Paulista sendo pediatra-chefe do pronto socorro de pediatria do HC-UNESP desde 2010 onde realiza atividades administrativas e educacionais para estagiários do curso de enfermagem, fisioterapia e medicina e é preceptora do quinto ano de internato em pediatria desde 2003 sendo responsável pela organização do curso durante todo o ano desde então, realizando aulas teóricas, teórico-práticas e visitas didáticas com alunos da medicina e residentes de pediatria de primeiro, segundo e terceiro anos. Foi preceptora do programa de residência médica em pediatria dos anos de 2008–2010. Atualmente, chefe do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.
  • Pediatria
    Coordenador do Programa de Especialização em Medicina Intensiva Pediátrica da Rede D’OR – Unidade Brasil, Centro Formador credenciado pela AMIB. Ex-Presidente do Comitê de Pediatria da Associação de Medicina Intensiva (AMIB), gestão 2016–2017. Ex-Membro da Comissão Científica Pediátrica da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI).
  • Pediatria
    Professor Titular de Medicina Intensiva Pediátrica pela UNESP – Faculdade de Medicina de Botucatu. Responsável pela Disciplina de Medicina Intensiva Pediátrica da Faculdade de Medicina Intensiva Pediátrica . Vice-Presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB. Coordenador do Curso Ecografia em Terapia Intensiva Pediátrica – AMIB. ​​​​​​​Membro do Board do Curso Ventilação Mecânica em Terapia Intensiva Pediátrica – AMIB.
  • Pediatria
    Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1986). Residência Médica em Pediatria pela Faculdade de Medicina de Botucatu (1988) e em Terapia Intensiva Pediátrica pelo Hospital Municipal. Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (1989). Mestrado em Ciências Biológicas na Área de Farmacologia pelo Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP (1996) e Doutorado em Pediatria pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (2003). Títulos: a) Especialista em Pediatria pela SBP (1989) b) Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica pela AMIB (1990) c) Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela SBNPE (1999) d) Especialista em Acreditação: Qualidade no Serviço de Saúde pela FELUMA (2011). Atualmente é Coordenador da Gerência de Risco Sanitário Hospitalar, Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa e Coordenador da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional – EMTN do Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé da Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo. É Delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e membro do Grupo de Trabalho da Tecnovigilância da ANVISA.
  • Multiprofissional
    Docente da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestre em Saúde Coletiva. Doutora em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Fisioterapia Pediátrica pela UNICAMP e Fisioterapia Respiratória Pediátrica pela USP. Linhas de Pesquisa em Saúde da Criança, Desenvolvimento Infantil e Terapia Intensiva Neonatal. Coordenadora do Grupo de Estudos em Neonatologia e Pediatria (GENPE) da UNIFOR. Professora Orientadora da Liga de Pediatria (LIPED) da UNIFOR. ​​​​​​​Orientadora de projetos de pesquisa contemplados com bolsa de iniciação científica.
  • Multiprofissional
    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2008). Especialista em Saúde da Família pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UECE (Universidade Estadual do Ceará). Especialista em Urgência e Emergência pela ESP (Escola de Saúde Pública). Especialista em Linhas de Cuidado em Enfermagem (Urgência e Emergência) pela UFSC (Universidade de Santa Catarina). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. (2010) Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2013). Professora Assistente II da UNIFOR (Universidade de Fortaleza) nas disciplinas de Cuidados Clínicos I, Urgência e Emergência e Primeiros Socorros. Professora do Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem da MPTIE/UNIFOR. Professora Orientadora no Laboratório de Tecnologia em Enfermagem LABTENF/UNIFOR. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecnologia e Inovação em Enfermagem GEPTIE/UNIFOR. Coordenadora e Docente da Especialização Enfermagem em Urgência e Emergência (Quatro Saberes). Atuando principalmente nos seguintes temas: Infectologia, HIV/aids, Mulheres, Crianças, Paciente Crítico, Urgência e Emergência, Tecnologia e SAE. 
  • Neonatologia e Pediatria
    Professora adjunta da área de Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade de Brasília. ​​​​​​​Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.
  • Multiprofissional
    Doutora em Saúde Coletiva – Associação Ampla (UFC/UECE/UNIFOR). Mestre em Saúde Coletiva – UNIFOR. Especialista em Neonatologia e Pediatria – FFB. Docente do Curso de Fisioterapia - Universidade de Fortaleza (UNIFOR). ​​​​​​​Fisioterapeuta Intensivista do Hospital Dr Carlos Alberto Studart Gomes – Hospital de Messejana do Ceará.
  • Neonatologia
    Graduada em Medicina pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1997). Especialização em Gerenciamento e Atenção Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará (2001). Especialização em Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Ceará (1999). Residência Médica pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2013). Residência Médica pela Universidade Federal do Ceará (2015). Pediatra Neonatologista da Maternidade Escola Assis Chateubriand. Cooperado/Pediatra da Cooperativa dos Pediatras do Ceará. ​​​​​​​Pediatra Neonatologista da UNIMED de Fortaleza Cooperativa de Trabalho Médico.
  • Multiprofissional
    Mestre em Cuidados Clínicos e Saúde – Universidade Estadual do Ceará – UECE. Enfermeira Intensivista em Terapia Intensiva Adulto – Titulada pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva – ABENTI. Gerente de Enfermagem do Hospital Fernandes Távora – HFT/Instituto Práxis. Diretora da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva – ABENTI (2016-2019).
  • Pediatria
    Professora de Pediatria da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora da UTI pediátrica do Hospital Aliança. ​​​​​​​Membro do Departamento de Terapia Intensiva da SBP.
  • Pediatria e Neonatologia
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Realizou residência médica em Pediatria e Neonatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992–1994) e Terapia Intensiva Pediátrica no Hospital Infantil Menino Jesus da Prefeitura Municipal de São Paulo (1994–1995). Atualmente é médica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará. 
  • Multiprofissional
    Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UFPE e ASSOBRAFIR. Pós-Doutora em Ciências Pneumológicas pela UFRGS. Coordenadora do serviço de Fisioterapia das UTI neonatal e UTI pediátrica do Hospital Esperança Recife (Rede D'Or). Docente da Pós Graduação Strictu Sensu do IMIP (Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira). ​​​​​​​Líder do grupo de pesquisa do CNPQ (Reabilitação, avaliação e desempenho funcional).
  • Pediatria
    Mestre e Doutor em Pediatria pela FCM-UNICAMP. Médico assistente da UTI-Pediátrica do Hospital de Clinicas da UNICAMP. Coordenador da UTI-Pediátrica do Hospital Estadual Sumaré – UNICAMP. Membro do Depto. Científico de Terapia Intensiva da SBP. ​​​​​​​Presidente da Comissão de Título de Especialista – Pediatria da AMIB.
  • Pediatria e Neonatologia
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2007) e pós-graduação em Residência Médica em Pediatria e Neonatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2011–2013). Atualmente é médico plantonista da Maternidade Escola Assis Chateubriand da Universidade Federal do Ceará, do Hospital Antonio Prudente e do Hospital Gênesis. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Neonatologia.
  • Neonatologia
    Pesquisadora da FIOCRUZ e Neonatologista da Clínica Perinatal.
  • Pediatria e Neonatologia
    Professora Livre Docente do Departamento de Pediatria da FMUSP. Coordenadora de ensino dos residentes de Neonatologia da Disciplina de Neonatologia do Instituto da Criança do HC-FMUSP. Coordenadora de Pesquisa da UTI Neonatal do Instituto da Criança do HC-FMUSP.
  • Pediatria e Neonatologia
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1989), Residência em Pediatria (1990–1992) e Residência em Neonatologia (1992–1993) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é médica da Prefeitura Municipal de Fortaleza e médica da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, recém-nascido, neonatologia, medicina e perinatologia. Tem Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Instrutora do Curso Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS) desde 2000 até a presente data. Coordenadora do Curso PALS no Estado do Ceará de 2001 até a presente data. Coordenadora da Residência Medica em Neonatologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand da universidade Federal do Ceará no período de 2014 a 2016. Presidente da Sociedade Cearense de Pediatria no triênio 2014 –2016.
  • Pediatria
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1979), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2010) e residência médica pela Universidade Federal do Ceará (1981). Atualmente é Médica do Ministério da Saúde Regional do Ceará e Médica da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pediatria.
  • Multiprofissional
    Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Docência na Área da Saúde e Ergonomia. MBA em Gestão de Pessoas. Mestra em Saúde da Criança e do Adolescente. Docente da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Fisioterapeuta da UTI Pediátrica do Hospital de Messejana.
  • Pediatria
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Pediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É especialista em Pediatria, titulado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e em Medicina Intensiva Pediátrica, titulado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Atualmente, é Professor Assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. É chefe da UTI-Pediátrica do Hospital das Clínicas de Botucatu e Supervisor da Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Tem como linhas de pesquisa: síndrome do desconforto respiratório agudo, ventilação pulmonar mecânica em Pediatria, hiperglicemia no paciente crítico e choque séptico em Pediatria.
  • Multiprofissional
    Mestre em Neurociências pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Responsável pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM-UNICAMP. Responsável pelo Serviço de Fisioterapia da Maternidade de Campinas.
  • Pediatria
    Formado na UFC 2006. Residências de Clínica Médica 2007/2008 e Medicina Intensiva 2009/2010. Médico Intensivista. Chefe da Central Integrada de Regulação de Fortaleza desde 2014. Chefe da UTI do Hospital São Camilo Cura Dárs desde 2016
  • Pediatria
    Pediatra Especialista em Nefrologia e Terapia Intensiva Pediátrica. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Pediatria e Neonatologia
    Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP-EPM. Mestre em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Intensivista pediátrica pela AMIB. Profa. Adjunta do Departamento de Pediatria da UFES. Chefe da UTISI pediátrica e neonatal do Hospital das Clínicas da UFES (HUCAM). Instrutora do PALS da SBP.
  • Pediatria
    Chefe das UTIs Cirúrgica e Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe. ​​​​​​​Professor de Pediatria da Universidade Positivo.
  • Pediatria
    Professor Titular de Pediatria da PUCRS. Escola de Medicina – Núcleo de Formação Específica em Pediatria. Curso de Pós Graduação em Pediatria e Saúde da Criança. Mestrado/Doutorado. Chefe do Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica – UTIP. Hospital São Lucas – Pontifícia Universidade Católica do RS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro Titular da Academia Brasileira de Pediatria.
  • Pediatria
    É médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é residente em Pediatria Geral do Hospital Universitario Walter Candídio (HUWC) e atua como Emergencista Infantil da Unidade de Pronto Atendimento. Durante a graduação, participou de projetos nas áreas de gastroenterologia e pediatria.
  • Pediatria
    Coordenadora da UTI Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Diarista da UTI Pediátrica Hospital Sabará. ​​​​​​​Professora de Pós Graduação da AMIB.
  • Neonatologia
    Professor Titular de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Editor do Jornal de Pediatria. ​​​​​​​Membro Titular da Academia Brasileira de Pediatria.
  • Pediatria
    Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), concluiu mestrado (2005) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor assistente do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Universidade Federal do Ceará. Concluiu os programas de Residência Médica em Pediatria e em Terapia Intensiva Pediátrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), tem Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e em Terapia Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente no seguinte tema: Arritmia e isquemia cardíaca.
  • Pediatria
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1997). Especialista em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica – Titulado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Médico intensivista pediátrico do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA). Coordenador Médico da UTI Pediátrica do HGWA. Coordenador e Preceptor da Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica do HGWA. Mestrando em Tecnologia minimamente Invasiva e Simulação em Saúde pela Unichristus. Atua também como Médico Plantonista em diversas UTIs de Fortaleza, CE, dentre elas, a UTI pós Operatória do Hospital Infantil Albert Sabin, referência em Neurocirurgia Pediátrica em Fortaleza, CE.
  • Neonatologia
    Pediatra e Neonatologista. Chefe da UTI Neonatal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Preceptora da Residência Médica em Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Ambulatório de Alto Risco da Neonatologia do HCPA. ​​​​​​​Pesquisadora PQ2 CNPQ.
  • Neonatologia
    Médica Pediatra Neonatologista pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Mestre pela UECE. ​​​​​​​Médica Diarista da UTI Neonatal do Hospital Infantil Albert Sabin.
  • Pediatria
    Prof. Assist. Doutor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Doutor em Cardiologia. Chefe da disciplina de Cardiologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da FMB – UNESP. ​​​​​​​Título de Especialista em Medicina Intensiva Pediátrica.
  • Multiprofissional
    Graduada em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFRGS (2016). Enfermeira Titulada Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica pela ABENTI (2016). Docente no curso de pós- graduação em Terapia Intensiva e Emergência Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento e no curso de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – FADERGS. Coordenadora científica da Certificação Profissional da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva Pediátrica (ABENTI – Gestão 2017–2018). Enfermeira assistencial na UTIP do Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 2008.
  • Multiprofissional
    Enfermeira. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela UECE. Especialista em Terapia Intensiva. Enfermeira da UTI Neonatal do Hospital Albert Sabin. Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (COREN – CE). Membro da Câmara Técnica de Fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). ​​​​​​​Coordenadora das Pós Graduações em Enfermagem do Instituto de Desenvolvimento Educavional (IDE) – Fortaleza, CE.
  • Multidisciplinar
    Possui graduação em Enfermagem – UFC. Especialista em Terapia Intensiva – UECE. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente Coordenadora de enfermagem da Unidade de Cardiologia Pediátrica e assistencialista do pós-operatório infantil do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Urgência/Emergência, Transplante, UTI Pediátrica e Pós operatório Cardíaco e Cardiologia pediátrica. Preceptora da Residência Cardiopulmonar – ESP, CE.
  • Pediatria e Neonatologia
    Mestre em saúde da criança e adolescente. Pediatra com habilitação em Neonatologia (TEN ) e Terapia Intensiva Pediátrica (TETIP). Neonatologista assistente Maternidade Escola Assis Chateaubriand – UFC.
  • Pediatria
    Médico preceptor da UTI Pediátrica do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus – São Paulo, SP. Vice-Presidente do Departamento de Terapia Intensiva da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
  • Multidisciplinar
    Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2012). Atualmente é professor, nível técnico – Pronatec, da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, ensino, aprendizagem e monitoria.
  • Multiprofissional
    Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdades Nordeste (2011). Atualmente é Fisioterapeuta Intensivista da Hospital Fernandes Távora. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
  • Pediatria
    Doutora e Mestre em Clínica Médica (Saúde da Criança e Adolescente) pela UFRJ. Especialista em Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica pela SBP/AMIB. Médica Intensivista Pediátrica do Instituto de Pediatria da UFRJ. Professora colaboradora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ. ​​​​​​​Membro do Departamento Científico de Medicina Intensivista Pediátrica – AMIB.
  • Multidisciplinar
    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com conclusão em dezembro de 2006. Mestranda do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da FAMED da UFRGS, com pesquisa voltada para área de segurança e qualidade em Intensivimo Pediátrico. Atuou como Enfermeira Assistencial em Centro Cirúrgico por um período de 4 anos em um Hospital de Referência em Oftalmologia – Hospital Banco de Olhos (RS). Tem experiência na área de Gestão de Enfermagem, atuando como Enfermeira Responsável Técnica por um período de 3 anos na mesma Instituição de Saúde. Atualmente é Enfermeira do Hospital de Clíínicas de Porto Alegre (HCPA), com atuação na Assistência em UTI Pediátrica desde janeiro de 2010. 
  • Pediatria
    Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco em 2000. Residência em Pediatria no Instituto da Criança/USP/SP em 2005. Especialização em Terapia Intensiva Pediátrica no Instituto da Criança/USP/SP em 2007. Título de Especialista em Pediatria em 2007. Título de Especialista Terapia Intensiva Pediátrica 2008. Médica Coordenadora da UTI Pós-Operatória do Hospital Infantil Albert Sabin em Fortaleza, Ceará. Médica Coordenadora da Residência de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin em Fortaleza, Ceará. Médica Coordenadora do CIHDOT do Hospital Infantil Albert Sabin em Fortaleza, Ceará. Médica Coordenadora da Pediatria do Hospital Monte Klinikium/Americas Serviços Médicos Fortaleza, Ceará. Médica Plantonista da Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, Ceará. MBA em curso em Competências em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar Faculdade INESP. MBA em curso em Executivo em Saúde FGV.
  • Neonatologia
    Professora Doutora do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP). Doutorado pelo Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pelo Bio-Cell Fetal Laboratory Vall d'Hebron Research Institute (VHIR)/Hospital Vall d’Hebron – Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), Catalunha – Barcelona, ES. ​​​​​​​Formação em Neonatologia (FMRP – USP) e Medicina Intensiva Pediátrica (FMRP – USP).
  • Pediatria
    Professor Titular de Pediatria – Área Terapia Intensiva/Neonatologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. ​​​​​​​Coordenador da Pediatria do Hospital Santa Catarina de São Paulo.