palestrantes


palestrantes internacionais confirmados
  • Palestrante Internacional
    O professor dinamarquês trabalha no Hospital Universitário de Copenhagen e, desde 2012, preside o Scandinavian Critical Care Trials Group. Ele trará para o CBMI 2018 sua expertise em hemodinâmica e sepse.
  • Palestrante Internacional
    Diretor Médico da UTI de Sanatorio Otamendi em Buenos Aires (ARG), professor associado de Farmacologia Aplicada na Faculdade de Ciências Médicas e Ambiente Interno na Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Dr. Arnaldo Dubin é também diretor de um laboratório de pesquisa básica na UNLP e sua pesquisa é focada no transporte de oxigênio e oxigenação tecidual.
  • Palestrante Internacional
    Professor e Diretor, UTI Médica, Hospital da Faculdade de Medicina da União de Pequim. Presidente passado, Sociedade Chinesa de Medicina Crítica. Ex-Presidente da Associação de Medicina Crítica da Ásia-Pacífico. Conselho, Global Sepsis Alliance. Presidente Eleito, Associação Chinesa de Médicos de Cuidados Críticos/Faculdade Chinesa de Medicina Intensiva e Crítica. Suas áreas de interesse são epidemiologia da sepse, hemodinâmica do choque séptico e infecção oportunista em hospedeiros imunocomprometidos.
  • Palestrante Internacional
    Dr. Carlos Romero Patiño é presidente da Sociedade Chilena de Medicina Intensiva, professor titular da Universidade do Chile e chefe do Programa de Pós-Graduação em Medicina Intensiva de Adultos do Hospital Universitário do Chile. Sua área de especialidade é medicina intensiva adulto e neurointensivismo.
  • Palestrante Internacional
    Especializado em medicina intensiva e obteve sua tese de doutorado na Université Libre de Bruxelles. Chefe dos departamentos de cuidados intensivos CHIREC Hospitais (Bruxelas e Braine l'Alleud-Waterloo) e professor de Cuidados Intensivos da Université Libre de Bruxelles (Bruxelas). Seus principais campos de investigação são sepse, disfunção e suporte de órgãos, falência circulatória, monitorização hemodinâmica (incluindo ecocardiografia), circulação hepato-esplâncnica e distúrbios da microcirculação. Assinou mais de 300 artigos originais, atua como revisor para 30 revistas e é editor associado de várias revistas, incluindo "Critical Care" e "Annals of Intensive Care". Ex-presidente da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva (ESICM).
  • Palestrante Internacional
    Especializado em Pediatria e Neonatologia, o intensivista é Diretor da Divisão de Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais da South Paris University, do Hospital Antoine-Béclère, em Paris, e professor da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma. É Diretor Secretário da Sociedade Europeia de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal (ESPNIC), autor de mais de 100 artigos em periódicos com fator de alto impacto e avaliador nas principais publicações científicas da área.
  • Palestrante Internacional
    Dra. Elisa Estenssoro é diretora médica da UTI do Hospital Interzonal de Agudos de San Martín de La Plata em Buenos Aires (ARG) e foi presidente da Sociedade Argentina de Terapia Intensiva (SATI) na gestão 2008-2009. Seus principais temas de pesquisa são SDRA, sepse e choque séptico, doença crítica crônica, pesquisa de desfecho em geral e sobre como se dá a prática de terapia intensiva na América Latina.
  • Palestrante Internacional
    Dr. Gabriel Heras La Calle é especialista em Medicina Intensiva e criador do projeto HU-CI – Humanizando a Terapia Intensiva, uma nova forma de entender o cuidado de pacientes críticos. O especialista é diretor do Comitê de Humanização da Federação Pan-Americana e Ibérica de Medicina Crítica e Terapia Intensiva e possui mais de 50 artigos científicos publicados na Espanha e periódicos internacionais desde 2014.
  • Palestrante Internacional
    Professor de Cuidados Críticos no Departamento de Medicina Intensiva da Pontifícia Universidade Católica do Chile e PhD pela Universidade de Amsterdam, Dr. Glenn Hernández tem como áreas de interesse são choque séptico, perfusão e humanização em cuidados intensivos. Sua pesquisa é baseada em ressuscitação e monitoramento de choque séptico e possui mais de 100 artigos e capítulos de livros publicados neste campo.
  • Palestrante Internacional
    Ex-presidente da Sociedade Chilena de Medicina Intensiva, Dr. Guillermo Bugedo é chefe do Programa de Treinamento em Medicina Intensiva para Adultos da Pontifícia Universidade Católica do Chile. O intensivista tem como áreas de interesse a fisiologia respiratória, além de temas como ventilação mecânica, síndrome do desconforto respiratório agudo e lesão pulmonar aguda.
  • Palestrante Internacional
    Especialista em Terapia Intensiva – Medicina Interna. Departamento de Medicina Intensiva. Adultos da UCI, Fundação Valle del Lili, Cali – Colômbia. (2007–Presente) Membro da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos (ESICM). (2007–Presente) Júri acadêmico do programa ECCRN (European Critical Care Research Network), Sociedade Européia de Terapia Intensiva (ESICM) (2009–Presente)
  • Palestrante Internacional
    Dr. Jean François Timsit é Diretor da UTI do Hospital francês Bichat-Claude Bernard. O médico conduz educação assistencial e pesquisa clínica focada em manejo de infecções e otimização da terapia antimicrobiana. Suas especialidades são liderança e tomada de decisão, antibióticos e infecção.
  • Palestrante Internacional
    Dr. Jean-Jacques Rouby, MD, PhD, Professor de Anestesiologia e Medicina Intensiva, foi Diretor da Unidade Multidisciplinar de Terapia Intensiva do Hospital Pitié-Salpétrière (38 leitos) entre 1993 e 2014 e é atualmente Diretor de Pesquisa. Durante o período de 2000-2010, ele foi vice-reitor da Escola de Medicina Sorbonne da Universidade de Paris. Atualmente é Professor Convidado de Medicina na Universidade de Kunming, Yunan, China. Ele publicou mais de 550 artigos clínicos e experimentais em revistas científicas com foco em 6 áreas: ventilação mecânica e novas tecnologias, pneumonia associada à ventilação mecânica, morfologia pulmonar na síndrome de desconforto respiratório agudo, óxido nítrico inalado, Métodos de imagem em pacientes críticos, Ultrassonografia a beira leio em pacientes críticos e antibióticos por via inalatória durante ventilação mecânica. Ele participou de 18 ensaios clínicos randomizados internacionais.
  • Palestrante Internacional
    Dr. Jean-Louis Vincent é um dos maiores nomes da Terapia Intensiva no mundo. Seus principais campos de interesse do médico são sepse, insuficiência circulatória aguda, monitorização hemodinâmica, emergências vitais e um interesse especial nos aspectos éticos de cuidados intensivos.
  • Palestrante Internacional
    Dr. Kahn é Professor de Cuidados Críticos, Medicina e Política de Saúde na Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh. Seu programa de pesquisa é focado na organização, gerenciamento e financiamento de serviços de cuidados intensivos nos Estados Unidos.
  • Palestrante Internacional
    Com experiência especialmente em Terapia Intensiva Pediátrica, Dr. Jerry Zimmerman é afiliado ao Hospital Infantil de Seattle e coopera com outros médicos e especialistas em diversos projetos. O intensivista também é professor na Universidade de Washington e atual presidente da Society of Critical Care Medicine – SCCM.
  • Palestrante Internacional
    Especialista em medicina interna e medicina intensiva, competência em emergência médica. Assistente hospitalar graduado. Trabalha atualmente no Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria. Interesse particular na ventilação mecânica, ARDS, ECMO, lesão renal aguda e técnicas de suporte renal. Presidente da SPCI. Ex-representante de Portugal no Council da ESICM. Representante no Cobatrice.
  • Palestrante Internacional
    Dr. John P. Kress atua como diretor do Serviço de Procedimentos de Cuidados Pulmonares e Críticos, com interesse particular na insuficiência respiratória e choque, sua área de pesquisa concentrou-se na sedação para pacientes graves com insuficiência respiratória e intervenção precoce para reduzir o declínio funcional após alta da UTI.
  • Palestrante Internacional
    Dr. José Luis Golubicki é chefe da unidade de terapia intensiva materna da principal maternidade pública da Argentina, o Hospital Municipal Materno Infantil Ramon R. Sarda. O especialista é presidente da Sociedade Argentina de Medicina Intensiva (SATI) e aplica os conceitos de terapia intensiva em obstetrícia, para gerar experiência em patologia crítica de gravidez ou obstetrícia crítica.
  • Palestrante Internacional
    Kathy Rowan é responsável pelo Centro Nacional de Auditoria e Pesquisa em Terapia Intensiva (ICNARC) no Reino Unido. O ICNARC visa estabelecer indicadores e facilitar melhorias na estrutura, experiências e resultados em cuidados críticos. Kathy vem ao CBMI 2018 para compartilhar seu conhecimento sobre o panorama da Medicina Intensiva Mundial e seus indicadores de desempenho.
  • Palestrante Internacional
    Manu Malbrain é diretor da UTI Médica e Cirúrgica da Unidade de Tratamento de Queimaduras e da Câmara de Oxigênio Hiperbárico do Hospital Ziekenhuis Netwerk Antwerpen (ZNA), em Antuérpia, Bélgica. Também é um dos fundadores da Sociedade Mundial da Síndrome do Compartimento Abdominal (WSACS). O intensivista dedica-se há mais de 20 anos aos estudos dessa síndrome além da interação entre órgãos em pacientes internados em UTI.
  • Palestrante Internacional
    Dra. Maria Cruz Martin Delgado é intensivista sênior e chefe do Centro de Cuidados Críticos do Hospital Universitário de Torrejón, em Madri (ESP). Especialista na área de segurança do paciente, Dra. Maria Cruz também é presidente da Sociedade Espanhola de Cuidados Críticos e presidente passada da Sociedade Catalã de Medicina Intensiva.
  • Palestrante Internacional
    Presidente da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva (ESICM). Diretor do Departamento de Emergência, Medicina Intensiva e Anestesiologia do Hospital Universitário Policlínico A. Gemelli. Diretor da Escola de Especialidade em Anestesiologia e Medicina Intensiva. Professor de Cuidados Intensivos e Anestesiologia. Ex-Presidente do SIAARTI (Società Italiana de Anestesia Analgesia Rianimazione e Terapia Intensiva). Ex-Editor Chefe de “Medicina Intensiva” de 2007 a 2012. Autor de mais de 300 artigos com mais de 22183 citações, índice H 72. O principal campo de interesse e pesquisa são Sepse, Infecção, Ventilação mecânica, SDRA. Palestrante convidado e presidente em mais de 400 reuniões internacionais.
  • Palestrante Internacional
    Professor Titular e Chefe do Departamento de Anestesia e Unidades de Terapia Intensiva do Humanitas Research Hospital, em Milão. Seus principais campos de investigação são fisiologia do paciente critico, sepse, gerenciamento de fluidos e otimização hemodinâmica. Presidente da Divisão de Assuntos Científicos da Sociedade Européia de Medicina Intensiva (ESICM).
  • Palestrante Internacional
    Médico intensivista no Hospital Getafe de Madri e no Hospital de Clínicas de Montevidéu, Dr. Nicolas Nin Vaeza é membro dos grupos RED Ventila, HU-CI e Latin America Intensive Care Network – LIVEN. O médico realizou seu pós-doutorado no centro de investigação em rede de enfermidades respiratórias – CIBERES, na Espanha e sua área de pesquisa é em ventilação mecânica, sepse e lesão renal aguda.
  • Palestrante Internacional
    Dr. Kacmarek é Diretor de Cuidados Respiratórios no Hospital de Massachusetts e professor em Anestesiologia na Escola de Medicina de Harvard. Referência internacional em Fisioterapia Respiratória, compartilhará uma parcela de seu conhecimento com os intensivistas brasileiros.
  • Palestrante Internacional
    Dr. Rui Moreno é coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos do Hospital de São José, em Lisboa (POR). O intensivista foi residente da ​Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI) e da Sociedade ​Europeia de Cuidados Intensivos (ESICM​)​ e, hoje, é membro honorário da AMIB e vitalício do Senado da ESICM. O especialista descreveu pela primeira vez o score SOFA e desenvolveu o score SAPS 3, bem como numerosos outros métodos de avaliação de risco.
  • Palestrante Internacional
    Assistant Professor of Neurology at Columbia University College of Physicians and Surgeons and Assistant Attending Physician at NewYork-Presbyterian/Columbia University Medical Center.